Funcionários judiciais reclamam no Porto "fim da discriminação laboral"

| Norte
Porto Canal com Lusa

Mais de uma centena de funcionários judiciais manifestaram-se esta sexta-feira, no Porto, no segundo de cindo dias de greve alternada em que reclamam a integração de um suplemento de 10% no ordenado, como acontece já com magistrados.

Atualizado 29-06-2019 12:09

"Temos a informação de que o Palácio da Justiça de Coimbra está encerrado e de que em Lisboa e na margem Sul há vários juízos que também estão fechados", disse à Lusa o presidente do Sindicato dos Funcionários da Justiça, Fernando Jorge.

Com faixas em que reclamam "Justiça para quem nela trabalha", os funcionários judiciais queixam-se, nas escadarias do Palácio da Justiça do Porto, de "atitudes discriminatórias" face à integração no vencimento do valor do suplemento mensal auferido por juízes ou procuradores.

"Se relativamente aos magistrados o ministério [da Justiça] assumiu esta medida de acrescentar ao vencimento o suplemento que estão a receber, e relativamente a nós pretende fazer este rateio do valor de 11 meses dividindo por 14, naturalmente que há aqui uma atitude discriminatória e sobretudo criticável, porque é discriminar aqueles que menos recebem e que também muito trabalham", apontou o dirigente sindical.

"Sou escrivão auxiliar há 20 anos", disse à Lusa Joaquim Castro, funcionário em Viana do Castelo, "e há 20 anos que estou à espera de subir de escalão", lamentou, reclamando que "há uma discriminação, porque os funcionários judiciais são uma das partes mais importantes no mecanismo da Justiça e há uma grande desmotivação em trabalhar enquanto a progressão nas carreiras não for descongelada".

Há "18 anos sem progredir na carreira", Sandra Mota, técnica auxiliar de justiça no DIAP de Vila Nova de Gaia, acusa também o ministério da Justiça de "bloquear" a progressão das carreiras dos funcionários judiciais.

"A tutela, mais uma vez, não cumpre com a palavra que dá junto do sindicato", disse à Lusa, explicando a greve e protesto pela "questão dos 10%, que sempre foi vista e negociada pelos 14 meses, e nunca da forma como agora querem fazer a integração, porque isso é tentar fazer o rateio no vencimento de cada um de nós."

Para a técnica auxiliar, "infelizmente tem havido disponibilidade para as outras classes", pelo que supõe que "a senhora ministra [da Justiça] acha que os senhores juízes têm mais importância" que os restantes operadores judiciais.

Este foi o segundo dia da greve nacional em dias alternados dos funcionários judiciais, com novos dias de greve agendados para 02, 04 e 12 de julho. Caso a greve não surta efeito, o sindicato admite prolongar as ações de protesto.

"Vamos acabar este período de greve encostados ao período de férias judiciais", disse à Lusa o dirigente sindical Fernando Jorge, garantindo que "logo a seguir -- e certamente em período eleitoral -- terá que haver novas formas de protesto".

+ notícias: Norte

As imagens do carro que se despistou durante fuga policial em Matosinhos

Um jovem de 24 anos foi detido pela Divisão de Trânsito da PSP do Porto, na manhã desta sexta-feira, em Matosinhos, após uma perseguição policial, avançou o Correio da Manhã. O jovem ao perceber a presença dos agentes da polícia, fugiu a alta velocidade, adotando uma condução perigosa.

Detido suspeito de esfaquear duas pessoas numa estação de metro em Gaia

A Polícia Judiciária deteve esta sexta-feira, um homem de 22 anos suspeito da agredir duas pessoas em General Torres, na passada quarta-feira, tal como avançou o Porto Canal.

Nova ponte em Paços de Ferreira já tem data de abertura à circulação

Paços de Ferreira, no distrito do Porto, vai abrir à circulação rodoviária, no dia 25 de abril, o novo viaduto sobre o rio Carvalhosa, uma obra que custou cerca de 1,66 milhões de euros, segundo a autarquia local.