Câmara de Viseu combate ligações ilegais às redes de água e saneamento

| País
Porto Canal / Agências

Viseu, 26 fev (Lusa) -- A Câmara de Viseu anunciou hoje estar a combater as ligações ilegais às redes de água e saneamento, que "introduzem uma injustiça social contra quem paga", disse o presidente da autarquia.

Almeida Henriques apresentou hoje um conjunto de medidas de modernização e simplificação dos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS) de Viseu.

"Teremos em 2014 um serviço mais amigo do cidadão e mais eficiente na gestão dos serviços. Simultaneamente, desburocratizamos e simplificamos, e aumentamos a qualidade de vida dos munícipes", disse, citado em nota de imprensa.

O autarca anunciou também hoje que, na próxima semana, será realizada nova operação de limpeza na albufeira da barragem de Fagilde, tendo em vista a remoção de material lenhoso e alguns resíduos depositados na superfície da água, em consequência das intempéries deste inverno.

"A modernização dos SMAS de Viseu está em curso e é irreversível", garantiu.

Almeida Henriques explicou igualmente já ter sido aberta aos munícipes a opção de subscrição do serviço de fatura eletrónica, que poderá ser anulada e sem custos a qualquer momento. A subscrição é feita via "on-line", na página do município, ou presencialmente nos postos de atendimento municipal.

A câmara revelou também que "está em fase de lançamento o concurso para os serviços de pagamento automático através do sistema Multibanco e da rede 'Payshop', que deverão estar em funcionamento ainda no primeiro semestre de 2014".

Uma segunda fase da campanha de comunicação "Viseu é de Primeira Água" será posta em curso, a partir de quinta-feira, para informar e sensibilizar os munícipes para estas alterações. Nesta campanha, são colaboradores dos SMAS que dão o rosto à comunicação.

A divulgação relativa aos benefícios sociais para famílias com baixos rendimentos e famílias numerosas, já em vigor, é outra das medidas apresentadas na campanha.

SSS // ROC

Lusa/fim

+ notícias: País

Eis a chave do EuroDreams desta quinta-feira

A chave vencedora do prémio EuroDreams desta quinta-feira é composta pelos números 4 - 13 - 16 - 18 - 28 - 30 e pelo Número de Sonho 2.

Incêndios. Governo apela à limpeza dos terrenos rurais

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, apelou esta quinta-feira a todos os portugueses proprietários de terrenos rurais para que procedam à sua limpeza, destacando que este ato é fundamental para a prevenção dos incêndios florestais.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.