Tondela vai apoiar 10 ideias de negócio com forte ligação ao território

| País
Porto Canal / Agências

Tondela, 26 fev (Lusa) - A Câmara de Tondela anunciou hoje um projeto de desenvolvimento para o concelho, que visa apoiar e ajudar a desenvolver 10 potenciais ideias de negócio de 10 jovens com forte ligação ao território.

"Vamos lançar uma plataforma pública para um concurso que se destina a 10 jovens licenciados que pretendam apresentar 10 projetos, que tenham como fundo a criação de negócio e emprego", disse o coordenador do projeto "Tondela+10", Miguel Torres.

Durante a cerimónia de apresentação do "Tondela+10 - Projeto de (des)envolvimento para o Concelho de Tondela", que decorreu ao final da manhã de hoje, Miguel Torres explicou que a iniciativa tem como desafio pensar o desenvolvimento do território, envolvendo o que tem de mais importante: as pessoas e os parceiros locais.

O projeto promovido pela Câmara de Tondela vai ter como parceiros sete empresas do concelho, escolas e universidades da região, para além da participação de institutos públicos, associações locais e media.

"O nosso território tem muitas potencialidades, mas identificámos oito para os beneficiários deste projeto: a biologia e ambiente, arquitetura e design, turismo, agricultura e floresta, saúde e bem-estar, cultura e indústrias criativas, clusters industriais e a comunicação e marketing territorial", revelou.

A partir destas ideias base do território, pretendem identificar 10 jovens licenciados que ao longo de 12 meses usufruam de uma bolsa para desenvolverem 10 ideias de negócio com forte ligação ao território.

"Este é um projeto para três anos, ou seja, para 30 jovens", esclareceu.

O ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, presente na cerimónia, considerou que este é um exemplo que deve ser seguido no resto do país.

"O que esta iniciativa faz é valorizar o que existe no local para ser competitivo a nível global. E valoriza-o relacionando conhecimento com território, trazendo inovação, acrescentando valor, design e criatividade aos recursos do território", sublinhou.

Na sua opinião, esta é uma forma de Portugal conseguir ser mais competitivo e conseguir coesão territorial.

"A coesão territorial promove-se sobretudo valorizando em cada território o seu potencial. São projetos como este que me parece que são o futuro do país", defendeu.

Na sua intervenção, o presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, destacou "o caráter arrojado e audacioso" de um projeto pioneiro, que exige um trabalho fortemente colaborativo entre os vários parceiros.

"Queremos continuar a explorar e a investir nas potencialidades da região, nomeadamente no seu potencial de inovação, que, aliado às estruturas económicas e produtivas já existentes, nos poderão levar ainda mais longe no desenvolvimento da nossa comunidade", concluiu.

CMM // SSS

Lusa/fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".