Homem detido em Portugal por passar moeda falsa e integrar rede de tráfico internacional de droga

| País
Porto Canal / Agências

Porto, 26 fev (Lusa) -- A Polícia Judiciária anunciou hoje a detenção, em Portugal, de um estrangeiro suspeito de passagem de moeda falsa e de pertencer a "uma importante organização de tráfico internacional de droga e de branqueamento de capitais".

Em comunicado, a PJ refere que a detenção ocorreu em território nacional, onde o suspeito, de 41 anos, possuía residência temporária, na sequência de uma "intensa troca de informação com o Corpo Nacional de Polícia de Espanha".

A Diretoria do Norte da PJ apreendeu 240 euros em notas falsas que o detido tinha em sua posse, bem como 102.100 euros "em notas do BCE [Banco Central Europeu]", quantia que a polícia encontrou e que suspeita estar relacionada "com o financiamento daquela referida atividade criminosa".

A PJ acrescenta que a "importante" organização de tráfico internacional de droga e de branqueamento de capitais opera entre a América do Sul e a Europa.

O detido, já referenciado pela polícia por passagem de moeda falsa, "designadamente no decurso de avultados depósitos efetuados em instituições bancárias nacionais", vai agora ser presente às competentes autoridades judiciárias.

JAP // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Um terço dos portugueses elegem 25 de Abril como a data mais importante do país

Em 2004 foi também esta a escolha de 52% dos inquiridos e de 59% da amostra no inquérito de 2014, face a outras datas propostas, como a adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1985, a implantação da República (1910), a restauração da independência em 1640, a Batalha de Aljubarrota (1385) e a chegada de Vasco da Gama à Índia (1498).

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).