Valongo cria programa de prevenção de riscos para idosos do concelho

| Norte
Porto Canal com Lusa

Valongo, Porto, 25 jun 2019 (Lusa) -- O minimizar e prevenir os riscos do isolamento da população sénior residente em Valongo, promovendo o seu bem-estar e permanência no domicílio é o objetivo do programa 'Chave de afetos' promovido pela câmara local, foi hoje anunciado.

Destinado a maiores de 65 anos sem retaguarda familiar com um rendimento per capita inferior ao salário mínimo nacional, o programa pretende criar uma rede integrada de entidades locais, através do serviço de teleassistência e recurso ao voluntariado, refere a autarquia.

Aprovado na reunião do executivo de 14 de fevereiro de 2019, o programa tem seis áreas de intervenção: capacitação de técnicos de gestão de voluntariado, monitorização do problema e avaliação do impacto social, gestão integrada e partilhada da informação, angariação e formação de voluntários, acreditação da rede 'Chave de afetos' e integração de boas práticas e divulgação periódica dos resultados do programa.

Do programa, espera-se que "promova a inclusão social e as relações afetivas online e offline aos 100 seniores" envolvidos a quem se quer passar uma sensação de "segurança subjetiva essencial para que permaneça no seu domicílio, evitando os riscos de isolamento, institucionalização involuntária e custos associados", acrescenta o documento.

O projeto enquadra-se "no Plano e Desenvolvimento Social 2016/2020" e pretende criar "mecanismos de proteção e acompanhamento à população sénior" e implementar uma "rede de apoio a seniores em perigo (pessoas isoladas, em solidão, vítimas de maus tratos e de negligência).

O programa vai ser apresentado na quarta-feira.

JFO // MSP

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.

Pena de 25 anos de prisão para seis envolvidos na morte de empresário de Braga

O Tribunal de São João Novo, no Porto, aplicou esta quarta-feira 25 anos de prisão, a pena máxima, a seis envolvidos em 2016 no sequestro e homicídio de um empresário de Braga, cujo corpo acabou dissolvido em ácido sulfúrico.