Feira do Livro de Braga 2019 tem como "tema central" a biografia

| Norte
Porto Canal com Lusa

Braga, 25 jun 2019 (Lusa) - A biografia é o "tema central" da edição de 2019 da Feira do Livro de Braga, que contará com 13 editoras e 26 'stands', tendo como "momento alto" a entrega do Grande Prémio de Literatura dst a Lídia Jorge.

Apresentando hoje, o evento vai formar uma "Avenida Literária", ocupando as ruas Dr. Justino Cruz e Francisco Sanches e o Largo S. João do Souto. Terá início na sexta-feira e decorrer até dia 14 de julho.

Além da entrega do galardão a Lídia Jorge, haverá 30 apresentações de livros ou revistas, 12 tertúlias e conversas, atividades para o público infantojuvenil, sessões de cinema e exposições.

"É sobre a biografia, mas haverá uma panóplia de abordagens de diferentes dimensões -- com pessoas como Pacheco Pereira, Pedro Mexia, Viriato Soromenho Marques --, que vão andar à volta da questão da biografia, de histórias de vida, que podem ser de vida de pessoas, de factos, confrontar-se com livreiros, stands, alfarrabistas", explicou a vereadora da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias.

Segundo a responsável, a Feira do Livro vai formar uma "Avenida Literária", ocupar a rua para "colocar em espaço público a literatura e ir ao encontro das pessoas".

Lídia Dias salientou que o programa deste ano é "ainda mais rico e mais denso", sublinhando que o objetivo é que "qualquer pessoa possa deparar-se com estantes de livros".

A entrega do Grande Prémio de Literatura dst, que em 2019 comemora a 24.ª edição, vai ser um dos "momentos altos" do evento, e terá lugar logo sexta-feira, com uma gala no Theatro Circo, onde, além do concerto "Elas e o Jazz", com as cantoras Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton, será entregue aquele galardão, pela mais recente obra da escritora, "Estuário".

A abertura da Feira do Livro deste ano vai ter outro "momento especial", com uma emissão em direto da Rádio Universitária do Minho (RUM), a partir do espaço da DST, que vai contar com a presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca.

JCR // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Norte

Centro Geriátrico vai nascer em Rio Tinto para apoiar cerca de 150 utentes

Vai nascer um Centro Geriátrico em Rio Tinto, Gondomar, junto ao Centro Social de Soutelo, também naquela freguesia. A obra é uma aguardada há quase duas décadas e vai ter a capacidade e apoiar até 150 utentes. O Centro Social de Soutelo ajuda atualmente quase 200 idosos, em espaços localizados em Rio Tinto e em Campanhã, no Porto.

Incêndio destrói armazém da fábrica de detergentes Clorosol em Famalicão

Um incêndio de grandes dimensões destruiu, na madrugada desta sexta-feira, um armazém da fábrica da empresa Clorosol, dedicada à formulação e comercialização de detergentes. De acordo com fonte dos bombeiros as chamas deflagraram pelas 00h30 e o fogo só foi extinto quatro horas depois. Não houve feridos a registar apesar de a fábrica estar em funcionamento no momento da ocorrência.