PR moçambicano diz que paz continua principal desafio 44 anos após a independência

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Maputo, 25 jun 2019 ( Lusa)- O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje a paz definitiva como o principal desafio de Moçambique, num dia em que o país celebra 44 anos de independência.

"Resgatar a paz duradoura, efetiva e sustentável continua a ser o nosso maior compromisso como país", disse o chefe de Estado moçambicano.

Filipe Nyusi falava na capital moçambicana durante as cerimónias centrais da celebração do Dia da Independência, que se assinala hoje em Moçambique.

De acordo com o chefe de Estado moçambicano, o compromisso com a paz é partilhado com a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido de oposição em Moçambique, e com o qual o Governo tem dialogado para a assinatura de um acordo definitivo, após confrontações militares entre 2014 e 2015, na sequência da recusa daquele partido em aceitar os resultados das últimas eleições gerais.

"Do último encontro que tivemos em Chimoio [centro de Moçambique] resultou a convicção unânime de que é chegado o momento de cessação definitiva das hostilidades militares e o início imediato da reintegração dos guerrilheiros da Renamo", afirmou o Presidente moçambicano.

As partes estão a prever a assinatura de um acordo de paz definitivo em agosto, antes das eleições gerais agendadas para 15 de outubro em Moçambique.

Apesar destes desenvolvimentos no processo negocial com a Renamo, o chefe de Estado moçambicano alertou para a ameaça à paz em Cabo Delgado, onde grupos armados têm protagonizado ataques naquela província do norte de Moçambique.

"Os grupos de malfeitores continuam a engendrar ações de terrorismo, aliciando jovens moçambicanos a revoltarem-se contra os seus compatriotas. Destroem campos de produção, habitações e decapitam homens e mulheres. Reiteramos a condenação veemente a estes atos, que constituem um atentado à nossa soberania", afirmou.

O chefe de Estado moçambicano reiterou o apelo às comunidades para que denunciem "qualquer movimentação suspeita", considerando que as Forças de Defesa e Segurança continuam no terreno em operações para garantir a paz e estabilidade na região.

Os ataques armados no norte de Moçambique começaram em outubro de 2017, tendo causado a morte de pelo menos 100 pessoas, segundo dados oficiais.

Com cerimónias em pelo menos todas capitais provinciais do país, Moçambique celebra 44 anos após a proclamação da independência em 1975 pelo então Presidente Samora Machel, após uma luta de libertação contra o regime colonial português que começou em 1964.

EYAC // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.