Ourém retoma recuperação dos antigos Paços do Concelho com ligação a Fátima

| País
Porto Canal / Agências

Ourém, 26 fev (Lusa) -- A Câmara de Ourém vai retomar a candidatura para recuperar os antigos Paços do Concelho, um investimento de 800 mil euros para transformar o espaço numa sala de visitas do município e um polo cultural ligado a Fátima.

"Esta é uma das candidaturas a fundos comunitários que é possível recuperar hoje, porque já dispomos de componente nacional", disse o presidente da autarquia, o socialista Paulo Fonseca, explicando que, além de uma sala de visitas, o objetivo da intervenção, que vai preservar a arquitetura do edifício, passa pela cultura e turismo.

Segundo Paulo Fonseca, em 1917, aquando dos acontecimentos de Fátima, funcionou, nos velhos Paços do Concelho, a prisão onde estiveram os videntes.

"O que se pretende é recoreografar a sala que foi a prisão e onde os pastorinhos estiveram, que seria mais um evento para que quem visita Fátima possa continuar a visita em Ourém e permanecer mais tempo no concelho", afirmou o autarca, adiantando, a este propósito, a existência de outros locais na sede do município que a ligam à cidade-santuário.

Para o responsável, além da valorização da antiga prisão, "há outro elemento cultural relevantíssimo, a casa do administrador de Vila Nova de Ourém, onde também estiveram os pastorinhos, e que hoje é o museu municipal".

"Pretendemos dar um enfoque às aparições e ao tempo em que os pastorinhos ali estiveram, assim como ao administrador Artur Oliveira Santos, que era conhecido por dar de comer as crianças pobres", declarou Paulo Fonseca, sustentando: "A sede do concelho foi um elemento importante na história das aparições".

Acresce, ainda, o antigo Hospital de Santo Agostinho - onde esteve internada a vidente Jacinta em 1919 -- e o memorial no cemitério de Ourém dedicado à beata, onde esteve sepultada no jazigo da família do Barão de Alvaiázere até ser transladada para o cemitério de Fátima e, depois, para a basílica de N.ª Sr.ª do Rosário, no Santuário de Fátima.

"Esta pode ser uma rota complementar a Fátima", referiu o presidente da Câmara, garantindo que, neste âmbito, se inclui, também, uma carta escrita pela irmã Lúcia a relatar a passagem dos videntes pela prisão, que será "valorizada pela divisão cultural do município na altura apropriada".

Segundo Paulo Fonseca, "há uma estratégia de prolongamento de Fátima para Ourém, porque tem todo o sentido e, além disso, é bom para melhorar o tempo de permanência dos visitantes no concelho".

O projeto para o espaço contempla um corredor em vidro para ligar os velhos aos novos Paços do Concelho, a criação de um salão nobre e um auditório, prevendo-se que transitem para o espaço os gabinetes de trabalho.

"A aprovação formal da candidatura pelo atual Quadro de Referência Estratégico Nacional ainda não existe, mas há grandes expectativas de que tal possa suceder e a obra começar este ano", declarou o autarca.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Marcelo sobre o 25 de abril: "Tenhamos a humildade e inteligência de preferir sempre a democracia" 

O Presidente da República defendeu esta quinta-feira a escolha pela democracia, mesmo que imperfeita, contra a ditadura, argumentando que são democracias as sociedades mais fortes e lembrando que antes do 25 de Abril não havia um hemiciclo de escolha popular.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.