Mota Engil encaixa 159,5 ME na operação de oferta particular de acções

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) -- A Mota Engil informou hoje ter colocado o conjunto de 34,3 milhões de ações na oferta particular ao preço de 4,65 euros por ação, o que permitiu à empresa um encaixe de 159,5 milhões de euros.

Em comunicado à Comissão do Marcado de Valores Mobiliários (CMVM), a empresa diz que "concluído o processo de 'accelerated bookbuilding'", todas as 34,3 milhões de ações foram colocadas ao preço de 4,65 euros por ação.

Fonte oficial da CMVM, confirmou à Lusa que a negociação dos títulos da Mota Engil, que estava suspensa desde a abertura, foi retomada às 10:00. Às 10:02 os títulos da empresas estavam a cair 3,96% para 4,97 euros.

A Mota-Engil anunciou na terça-feira que, em conjunto com a família Mota enquanto acionista de referência, iria alienar 34,3 milhões de ações a "determinados investidores institucionais" através de uma oferta particular de ações.

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Mota-Engil esclareceu que "as ações objeto da oferta não incluem o direito a receber o dividendo condicional em espécie de 20% das ações da Mota-Engil África", que havia sido decidido em assembleia-geral no final do ano passado.

"Como também é do conhecimento público, a Mota-Engil mantém o mesmo grupo acionista de referência e controlo desde a sua fundação em 1946. Desde então e durante todo o trajeto de desenvolvimento e crescimento do grupo, nas suas várias etapas e ao longo das últimas décadas, demonstrou de forma evidente o seu compromisso e cabal empenho para com o grupo. Ao associar-se a esta transação, o acionista de referência demonstra uma vez mais o seu compromisso com a Mota-Engil, no presente e para o futuro", acrescentou o comunicado.

A empresa presidida por António Mota mandatou o Credit Suisse (coordenador-global), o Banco Espírito Santo de Investimento, a Caixa-BI e o BCP para lidarem com a transação.

ICO (TDI) // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.