Troika analisou "riscos" do aumento dos preços no mercado imobiliário

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 jun 2019 (Lusa) -- A equipa da troika que visitou Portugal este mês analisou "os riscos relacionados com o persistente aumento dos preços no mercado imobiliário", segundo um comunicado publicado hoje.

A Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Mecanismo Europeu de Estabilidade deslocaram-se a Portugal, entre 14 e 19 de junho, no âmbito da décima missão do programa de vigilância à economia nacional, tendo-se debruçado sobre a questão dos preços das casas, em conjunto com o elevado nível de endividamento das famílias portuguesas.

Além disso, notando "qualidade de ativos", rendibilidade bancária e a adequação das condições de capital, a missão focou-se nas vulnerabilidades que continuam a existir no sistema financeiro português, nomeadamente a permanência de níveis elevados de incumprimento do crédito, ainda que estejam em diminuição.

"As discussões debateram a importância de fortalecer a geração de capital dos bancos e a sua capacidade de financiar a economia, bem como a eficiência do sistema legal", lê-se no mesmo comunicado disponível no site da Comissão Europeia.

A troika promete um relatório mais detalhado sobre esta missão em outubro deste ano, bem como outra visita no outono.

ALYN // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.