Projecto inovador para organizar conteúdos digitais procura financiamento internacional

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) - A aplicação digital MeshApp permite ao utilizador organizar conteúdos das contas sociais, ligações a notícias ou correio eletrónico numa única página, no computador ou nos aparelhos móveis, disse hoje o mentor do projeto, que procura financiamento internacional.

A MeshApp, uma startup (empresas que estão a iniciar atividade com base num produto inovador), é um dos quatro finalistas no concurso Building Global Innovators, ou BGI, uma iniciativa do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, que tem a colaboração do programa MIT Portugal e da Caixa Capital e cujo vencedor será anunciado na quinta-feira.

No mesmo dia, aproveitando o evento, o produto inovador, desenvolvido na Universidade de Aveiro, vai ser lançado nas versões Android e IOS.

A startup procura investidores em Portugal e no resto do mundo e, para maio, já está agendada uma viagem aos EUA para procurar financiamento, uma vez que o objetivo é a conquista do mercado global. Aliás, Rodrigo Rato avançou que a ferramenta tecnológica já está a ser preparada para receber outras línguas e o mandarim é uma possibilidade.

O projeto começou há três anos com uma análise do mercado para perceber quais as necessidades dos consumidores na área tecnológica e a definição de uma inovação para uma "aposta de médio prazo".

"O desenvolvimento tecnológico tem gerado um desequilíbrio entre a geração de conteúdos, pessoais e profissionais, e a capacidade de os gerir, levando a uma sobrecarga digital entre os utilizadores, que ficam perdidos entre o que é essencial ou não, útil ou não, ao mesmo tempo em que, por vezes, se perde privacidade", descreveu Rodrigo Rato.

"Acreditamos que será a própria tecnologia, através de um processo de ´humanização´, a atenuar os efeitos negativos e a trazer um melhor equilíbrio aos benefícios da sua utilização, aumentando a produtividade pessoal", referiu à agência Lusa o mentor do projeto.

A aplicação MeshApp possibilita consultar a internet sem saltar de aplicação em aplicação e organizar de uma forma centralizada os vários instrumentos, das contas sociais, às ligações a notícias, correio eletrónico ou, no futuro, a empresas ou marcas escolhidas.

O utilizador pode escolher funcionalidades e uniformizar a apresentação, tendo, por exemplo, as mensagens organizadas por origem, passando a receber todos os textos enviados por determinada pessoa no mesmo espaço, independentemente da aplicação utilizada (hotmail, gmail, facebook, twitter), ou marcar informações para serem vistas mais tarde.

No futuro, Rodrigo Rato pretende desenvolver a possibilidade de ligação à televisão, para que possam ser escolhidos filmes para mais tarde ver em casa, por exemplo, e conseguir parcerias com marcas.

A GlucoWise, do Reino Unido, é outra das quatro finalistas do concurso BGI e desenvolveu um dispositivo para controlar de forma precisa e contínua os níveis de açucar no sangue. Outra escolhida foi a Watgrid, com uma plataforma integrada de gestão de consumo e qualidade de água para empresas de distribuição, e a quarta e última é a brasileira Cucco, com um projeto dirigido a pequenos prestadores de serviços, para eliminar dificuldades de agendamento por telefone, com marcações online.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

Perto de 600 ocorrências em todo o país devido ao mau tempo

Portugal continental registou entre as 0h00 e as 19h00 desta quinta-feira 598 ocorrências devido ao mau tempo, tendo-se registado dois fenómenos extremos de vento, na bacia do Tejo e Silves (Faro).

Terceiro prémio do Eurodreams a caminho de Portugal 

 A chave do sorteio de Eurodreams desta quinta-feira, 14 de março de 2024, ditou a atribuição de um terceiro prémio a um apostador português, que equivale a 81.94 euros.

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.