Tribunal impõe proteção a casa junto à A29 com painéis acústicos e barreiras

| Norte
Porto Canal com Lusa

Porto, 21 jun 2019 (Lusa) - O Tribunal Central Administrativo Norte (TCA-N) deu meio ano à empresa Infraestruturas de Portugal para proteger com painéis acústicos e barreiras de segurança uma habitação junto a um nó da A29, em Canelas, Vila Nova de Gaia.

O piso interior da habitação encontra-se 2,43 metros abaixo da cota do ramal de saída da autoestrada.

O acórdão do TCA-N, proferido em maio e hoje facultado à agência Lusa, confirma no essencial uma decisão do Tribunal Administrativo e Fiscal (TAF) do Porto, ampliando apenas o prazo para feitura dos trabalhos de um mês para meio ano.

A penalização por atrasos nos trabalhos, face ao prazo-limite, é mantida em 250 euros diários.

A Infraestruturas de Portugal pretendia que o TCA-N revogasse a decisão do TAF/Porto, alegando que apenas lhe cabia "verificar o cumprimento das obrigações da concessionária e não da obra", pelo que a eventual colocação de barreiras acústicas e barreiras de segurança reforçadas é uma obrigação que "impende unicamente" sobre essa empresa.

Invocava ainda que, "da análise técnica realizada, apenas no ano de 2023 se esperava existir tráfego suficiente que justificasse a colocação de barreiras acústicas".

O argumentário não convenceu o TCA-N, para o qual a Infraestruturas de Portugal "tinha ao seu dispor todas as condições para vincular a concessionária no cumprimento da obrigação de fazer o que se impunha como necessário, em torno da salvaguarda da propriedade dos autores".

Tal obrigação impunha-se nomeadamente quanto à salvaguarda dos "direitos de natureza não patrimonial" dos locatários da habitação, do seu "direito a viver num ambiente sadio e salubre, sem se terem e manterem em permanente inquietação, dado o grande sentimento de insegurança, pois que vivem a uma cota de 2,43 metros abaixo da cota do piso da A29".

JGJ // MSP

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Criança de nove anos atropelada em Vila Nova de Famalicão

Uma criança de nove anos foi atropelada na manhã desta quinta-feira, e ficou gravemente ferida, em Vale S. Martinho, no concelho de Vila Nova de Famalicão, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe.

Assaltada base da ambulância de emergência do INEM na Maia

A base da ambulância de emergência médica da Maia do INEM foi assaltada esta quinta-feira, tendo sido roubados um computador e peças de fardamento do instituto, disse à Lusa fonte o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).