Aquisição de dívida soberana pelo BCE com "impacto significativo" nas taxas de juro a 10 anos

| Economia
Porto Canal com Lusa

Redação, 21 jun 2019 (Lusa) -- O programa de aquisição de títulos de dívida soberana anunciado em janeiro de 2015 pelo Banco Central Europeu (BCE) teve este ano um impacto de 130 pontos base nas taxas de juro a dez anos, divulgou hoje o BdP.

Em 2019, "o impacto do programa sobre as taxas de juro longas na área do euro ascende a cerca de 130 pontos base, um efeito essencialmente associado ao 'stock' de títulos de dívida soberana detidos pelo Eurosistema", lê-se numa análise dos economistas Nuno Alves e António Antunes disponibilizada na página eletrónica do Banco de Portugal (BdP).

"No seu início, o programa terá contribuído para diminuir as taxas de juro de longo prazo em cerca de 60 pontos base", referem os responsáveis do Departamento de Estudos Económicos do BdP na análise intitulada "Impacto significativo do programa de aquisição de títulos de dívida soberana do BCE nas taxas de juro a 10 anos".

"Deste modo, pode concluir-se que o PSPP [programa de aquisição de títulos de dívida soberana] tem contribuído para um substancial grau de acomodação monetária, ajudando a conduzir a taxa de inflação para o objetivo de estabilidade de preços", concluem os autores.

PD // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Netflix aumenta faturação, lucros e número de assinantes no primeiro trimestre

A Netflix anunciou esta quinta-feira um aumento de assinantes em 9,3 milhões no primeiro trimestre de 2024, quando os analistas esperavam uma redução, elevando o total para cerca de 270 milhões.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.