Eliminado prazo para reciclar/reutilizar pneus e vidros de veículos para abate

| Economia
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 21 jun 2019 (Lusa) - O Governo elimina, a partir de sábado, o prazo de um ano para os centros de abate que desmantelam veículos em fim de vida (VFV) fazerem o tratamento de resíduos, como pneus, vidros ou catalisadores, promovendo a reutilização ou reciclagem.

As obrigações dos centros de abate quanto a operações de tratamento que promovem a reutilização e a reciclagem mantêm-se, mas deixam de ter de ser feitas no prazo de um ano, uma obrigação que existia há ano e meio, desde janeiro de 2018.

Sem prazo ficam operações de tratamento como a remoção de componentes suscetíveis de reutilização, como peças em segunda mão, quando técnica e economicamente viável, e a remoção dos catalisadores, componentes metálicos com cobre, alumínio e magnésio, pneus, grandes componentes de plástico - como para-choques, painel de bordo, reservatórios de fluidos - e dos vidros do veículo em fim de vida.

A imposição legal de 2018 de não exceder o prazo de um ano para realizar essas operações foi eliminada do articulado da lei, mantendo-se apenas a obrigação de os operadores de desmantelamento realizarem as operações de tratamento a fim de promover a reutilização e a reciclagem.

VP // MSF

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Nova descida na prestação da casa com alterações nas taxas Euribor

A prestação da casa paga ao banco vai, em abril, reduzir-se 12 euros para os contratos indexados à Euribor a seis mas apenas um euro para contratos com Euribor a três meses, segundo a simulação da Deco/Dinheiro&Direitos.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.