FEST começa segunda-feira com 257 filmes de realizadores emergentes em competição

| Norte
Porto Canal com Lusa

Espinho, Aveiro, 20 jun 2019 (Lusa) - O FEST - Festival Novos Realizadores Novo Cinema, considerado pela organização "o maior e mais completo" certame nacional do género, arranca segunda-feira em Espinho com 257 filmes em competição, 40 horas de formação e 65 de análise à indústria.

Até 01 de julho, o evento levará assim a vários espaços da cidade não apenas sessões competitivas, mas também propostas como panorâmicas de filmografia estrangeira, encontros de 'pitching' e 'netwoking', 'masterclasses' e mesas-redondas, concertos, demonstrações de realidade virtual, uma feira do livro de cinema e filmes gratuitos ao ar livre.

Essa oferta resulta de um orçamento global de 170.000 euros, que, pela primeira vez em 15 edições do festival, permitirá a atribuição aos vencedores de prémios monetários entre os 300 e os 1.500 euros.

Filipe Pereira é o diretor do evento apostado em divulgar novos talentos da realização mundial e declara à Lusa: "O FEST é o maior e mais completo festival de cinema em Portugal. Não há nenhum outro que combine uma secção competitiva tão extensa com todas estas panorâmicas, atividades paralelas, um programa de indústria e outro de formação, sempre com profissionais de tanto relevo internacional, o que permite aos participantes um contacto privilegiado com a elite do setor".

Os filmes a concurso na edição de 2019 foram selecionados entre cerca de 3.500 candidaturas de todo o mundo, e vão distribuir-se por várias categorias competitivas, sendo a principal a dos Linces de Ouro, que distinguirá as melhores longa-metragens de Ficção e Documentário, entre aquelas que constituam a primeira ou segunda obra dos respetivos realizadores.

Dessa secção, Filipe Pereira destaca duas produções: "System Crasher", dirigida pela alemã Nora Fingscheidt, e "Tremors", do guatemalteco Jayro Bustamante.

No primeiro caso, o filme já recebeu dois prémios no Festival Internacional de Cinema de Berlim e retrata a situação de uma menina de nove anos que foi confiada ao sistema de proteção de menores e enfrenta as lacunas do serviço, quando evidencia episódios psicóticos motivados por um trauma profundo.

O também já várias vezes premiado "Tremors", por sua vez, aborda o conflito de um cristão evangélico quando decide assumir-se como homossexual e se depara com pressões por parte da Igreja e da sua própria família.

Outra categoria competitiva do FEST é a que atribui um Lince de Prata a quatro curtas da seção internacional realizadas por diretores com idades até aos 35 anos: o júri seleciona um vencedor em cada uma das sub-modalidades de Ficção, Documentário, Animação e Experimental, e este ano a estatueta será acompanhada por prémios monetários entre os 300 e 500 euros.

Outras rubricas a concurso na edição de 2019 são: a Neexxt, para filmes de escola; o FESTinha, para obras destinadas ao público infantojuvenil; e o Grande Prémio Nacional, que este ano passa a atribuir 1.500 euros à melhor curta-metragem com realização portuguesa entre as 15 selecionadas para disputar essa categoria - e a maioria das quais em estreia mundial.

Filipe Pereira antecipa a esse nível uma "competição muito interessante", porque o festival "continua a apostar em jovens cineastas cujo trabalho promete vir a marcar o panorama nacional nos próximos anos" e tem permitido identificar "a 'new wave' do cinema português". Daí a expectativa quanto "ao regresso de talentos como Bernardo Lopes, Bruno Carnide ou Rúben Sevivas, e à estreia de realizadores como Leonor Bettencourt Loureiro".

Relativamente às sessões panorâmicas, o FEST propõe uma mostra sobre os 20 anos da Agência da Curta Metragem, comissariada pelo realizador Gonçalo Almeida, e outra sobre a produção da Dinamarca, que, "nos últimos 20 anos, tem sido a mais marcante a nível europeu enquanto precursora do [movimento] Dogma 95, que se revelou extremamente influente" ao defender obras mais realistas e menos comerciais.

Filipe Pereira realça, aliás, que a filmografia dinamarquesa é ainda um caso de estudo em termos de audiências: "Enquanto em Portugal a quota de mercado dos filmes nacionais é de apenas 3%, na Dinamarca ela chega a ser de 21%, o que significa que os espectadores dinamarqueses consomem muito o seu próprio cinema".

A panorâmica do FEST vai, por isso, proporcionar um contraste entre obras de talentos dinamarqueses emergentes e a produção de um dos seus realizadores mais consagrados, como é o caso de Thomas Vinterberg, que dirigiu Mads Mikkelsen em "A Caça" (2012).

Duas outras obras em destaque no festival: na sessão de abertura, "The Days to Come", do espanhol Carlos Marques-Marcet, e, no encerramento, "Her Smell", dirigida pelo norte-americano Alex Ross Perry, protagonizada por Elisabeth Moss e "alegadamente inspirada em Courtney Love", cantora, viúva do músico Kurt Cobain (1967-1994).

AYC // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Norte

STCP marca 50 anos do 25 de abril com testemunhos e objetos no Museu do Carro Elétrico

A Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) vai assinalar os 50 anos do 25 de Abril, a partir desta terça-feira e durante um ano, com testemunhos de trabalhadores e objetos passados, no Museu do Carro Elétrico.

Viseu aprova venda de antigo terreno da estação de comboios em hasta pública

A Assembleia Municipal de Viseu aprovou esta segunda-feira a alienação, em hasta pública, pelo valor base de 4,2 milhões de euros (ME), de uma parcela do terreno da estação de comboios da cidade, também identificado por terreno dos circos.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.