Sete barras marítimas fechadas devido à agitação marítima

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 26 fev (Lusa) - Setes barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 4,5 a 5,5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa do Varzim, Vila do Conde, Douro e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível hoje na página da Marinha na Internet.

A Marinha indica ainda que as barras da Figueira da Foz e de Aveiro estão fechadas a embarcações de comprimento inferior a 35 e 15 metros, respetivamente.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do continente sob aviso laranja e outros quatro a amarelo devido à previsão de agitação marítima forte.

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Leiria vão estar sob aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, até às 09:00 de hoje devido à previsão de agitação marítima com ondas de noroeste com 4,5 a 5,5 metros.

O aviso laranja passa depois (entre as 09:00 e as 18:00 de hoje) a aviso amarelo, segundo menos grave de uma escala de quatro.

Também por causa do estado do mar, o IPMA colocou os distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, entre as 02:00 e as 18:00 de hoje, devido à previsão de ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

O aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o amarelo implica uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje nas regiões do norte e centro céu geralmente muito nublado, com boas abertas durante a manhã nas regiões do interior, aguaceiros nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela até meio da manhã, que serão de neve acima de 800/1000 metros de altitude.

Prevê também vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado no litoral e nas terras altas até ao início da manhã, neblina ou nevoeiro matinal e pequena descida da temperatura mínima.

No sul, a previsão aponta para céu com períodos de muita nebulosidade, apresentando-se geralmente pouco nublado na costa sul do Algarve, vento em geral fraco de noroeste, soprando moderado no litoral oeste a partir da tarde, neblina ou nevoeiro matinal no Alentejo e pequena descida da temperatura mínima.

Em Lisboa, Beja e Castelo Branco prevê-se uma temperatura máxima de 15 graus Celsius, no Porto e Braga 13, Évora e Ponta Delgada 16, Guarda 7, Viseu 11, Bragança 10, Faro e Santa Cruz das Flores 18, Angra do Heroísmo 17 e Funchal 21.

DD // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: País

Mais de metade do lucro dos Jogos Santa Casa provem das raspadinhas

De acordo com o mais recente relatório divulgado pelos Jogos Santa Casa, os portugueses investiram um total de 1714 milhões de euros em raspadinhas ao longo do ano passado. A crescente popularidade das raspadinhas é evidente e já equivale a mais de metade das vendas brutas totais desta instituição, neste caso, 56%.

Em três meses foram detetados 3,5 milhões de casos de dengue na América Latina. Devemos preocupar-nos em Portugal?

A epidemia de dengue na América Latina atingiu números alarmantes em 2024, com um aumento notável de casos e mortes face ao ano anterior, informou a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Mas devemos preocupar-nos em Portugal?

Conheça a previsão para os preços dos combustíveis na semana após a Páscoa

Depois do domingo de Páscoa, a semana que se segue não será diferente e os preços dos combustíveis voltam a sofrer alterações. As previsões guardam sentimento "agridoce" para os automobilistas.