Ucrânia: Canadá vai enviar delegação para reunir com Governo de transição

| Mundo
Porto Canal / Agências

Toronto, Canadá, 26 fev (Lusa) - Uma delegação do Governo do Canadá liderada pelo ministro de Negócios Estrangeiros, John Baird, viajará na sexta-feira para a Ucrânia para se reunir com o Governo de transição daquele país.

O primeiro-ministro canadiano, Stephen Harper, disse em comunicado que além de Baird, a delegação do país será composta por parlamentares, líderes comunitários e funcionários governamentais.

O Canadá tem uma vasta população de origem ucraniana.

Harper disse em comunicado que o Canadá "apoia totalmente o povo ucraniano à medida que avança para umas eleições que estabeleçam um Governo pacífico que respeita os seus direitos democráticos".

"O Canadá vai enviar uma delegação a Kiev para apoiar esta transição histórica que acontece num momento crítico para a evolução da Ucrânia. É um testemunho das relações duradouras que ambos os países desfrutam", acrescentou.

A crise política na Ucrânia teve início a 21 de novembro, com manifestações de milhares de pessoas para protestar contra a decisão do Presidente de suspender os preparativos para a assinatura de um acordo de associação com a União Europeia e de reforçar os laços económicos e comerciais com a Rússia.

FV (MDR) // JCS

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.