FMI diz que ajuda técnica à Ucrânia pode estar para breve

| Mundo
Porto Canal / Agências

Washington, 26 fev (lusa)- O Fundo Monetário Internacional (FMI) anunciou na terlça-feira que enviará "provavelmente em breve" assistência técnica à Ucrânia para ajudar no processo de transição política e difícil situação económica que levou à queda do Presidente Víktor Yanukovich.

"Provavelmente em breve daremos alguma assistência técnica ao país", assegurou a diretora do FMI, Christine Lagarde, após uma conferência na Universidade de Stanford, na California, Estados Unidos.

Lagarde reconheceu que a Ucrânia atravessa uma "difícil situação económica" e adiantou que o FMI estará "muito atento e ativo, analisando os acontecimentos" nos próximos dias.

Contudo, sublinhou que, antes de ser aprovada uma ajuda financeira ao país, deve estabelecer-se, primeiro, um "diálogo" entre o FMI e Kiev, cabendo às "autoridades ucranianas procurar essa ajuda".

A Ucrânia estima em 35 mil milhões de dólares (mais de 25 mil milhões de euros) a ajuda financeira que necessita para reestruturar a economia e evitar a bancarrota a curto prazo e uma parte da verba poderia vir do FMI.

O vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pelos Assuntos Económicos e Monetários, Olli Rehn, indicou que a União Europeia (UE) está "disposta" a oferecer ajuda macroeconómica á Ucrânia junto do FMI se o país formar um governo "abrangente".

O Presidente interino da Ucrânia e chefe do Parlamento, Alexandr Turchinov, assinalou na terça-feira que espera que o novo governo esteja operacional a partir de quinta-feira, dois dias depois da data prevista.

FC // HB

lusa/fim

+ notícias: Mundo

Entra no mar em Espanha para resgatar jovem e morrem os dois 

Quatro pessoas morreram depois de terem caído ao mar em três acidentes nas costas atlântica e mediterrânica de Espanha, disseram os serviços de emergência espanhóis. As mortes ocorreram quando as autoridades espanholas emitiram avisos de ventos fortes e chuvas generalizadas em muitas partes do país.

Xiaomi vendeu 50 mil carros elétricos em 27 minutos

A tecnológica chinesa Xiaomi anunciou esta sexta-feira a venda dos primeiros 50 mil veículos elétricos 27 minutos depois do lançamento oficial do "desportivo de alto desempenho e tecnologia verde", com o qual se estreou no setor.

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.