PR moçambicano diz que África deve ser mais firme na defesa dos seus interesses comerciais

| Economia
Porto Canal com Lusa

Maputo, 19 jun 2019 (Lusa) - O Presidente moçambicano, Filipe Nyusi, defendeu hoje que o continente africano deve ser mais firme na defesa dos seus interesses comerciais, negociando melhores vantagens para o continente, através da aposta na criação de um ambiente favorável aos negócios.

"Nós, os africanos, devemos conceber estratégias mais assertivas na defesa dos nossos interesses e negociar da melhor forma possível com os nossos parceiros", declarou Filipe Nyusi, falando na abertura da Cimeira de Negócios EUA-Africa, que arrancou hoje em Maputo.

O chefe de Estado moçambicano disse que, para estar numa posição de maior vantagem, África deve apostar na criação de um clima mais acolhedor ao investimento privado e negócios.

Filipe Nysui apontou a criação da estabilidade macroeconómica, para uma inflação baixa e estável, bem como a aprovação de legislação cambial flexível que torne célere o repatriamento de dividendos, como medidas cruciais para um ambiente de negócios amigável.

Apesar da importância do comércio com o exterior, prosseguiu, o continente deve explorar igualmente o potencial de parcerias entre os países africanos.

O aproveitamento pleno das oportunidades económicas e de negócios em África vai depender da superação das carências ao nível de infraestruturas, acrescentou o Presidente moçambicano.

"A mobilização destes recursos é vital para acelerar o processo de integração económica regional do continente", disse.

Em relação à cooperação comercial com os EUA, Filipe Nyusi assinalou os progressos que se têm registado entre os dois blocos, enfatizando que, nas últimas décadas, o volume de comércio passou de 49 mil milhões de dólares (43,7 mil milhões de euros) para 62 mil milhões de dólares (55,3 mil milhões de euros).

PMA // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.