Portugal com níveis de consumo e de riqueza abaixo da média da UE em 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Bruxelas, 19 jun 2019 (Lusa) -- Portugal registou, no ano passado, níveis de consumo e um Produto Interno Bruto (PIB) por habitante abaixo da média da União Europeia (UE), estando a meio da tabela entre os 28 Estados-membros, divulgou hoje o Eurostat.

Segundo dados hoje divulgados pelo gabinete de estatísticas da UE, no ano passado, o consumo efetivo real em Portugal era de 82% em relação à média comunitária, enquanto o PIB 'per capita' se situou em 76% face a toda a União.

Em relação à UE, o indicador do consumo efetivo real variou entre os 56% na Bulgária e os 132% no Luxemburgo.

Já o PIB por habitante, variou entre os 50% face à média da UE na Bulgária e os 254% no Luxemburgo.

Em ambos os indicadores, Portugal ficou a meio da tabela nestes dados de 2018.

Enquanto o consumo efetivo real representa o nível de vida das famílias da UE, o PIB 'per capita' mostra as diferenças económicas entre os Estados-membros.

ANE // EA

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.