Lucros consolidados da RAR crescem 7,7% para quase 10 ME em 2018

| Economia
Porto Canal com Lusa

Porto, 18 jun 2019 (Lusa) -- O grupo RAR registou lucros de 9,7 milhões de euros no ano passado, um aumento de 7,7% face aos 9,0 milhões obtidos em 2017, de acordo com o relatório e contas da empresa, publicado no seu 'site'.

Num comunicado separado, a RAR adiantou que o volume de negócios de 2018 atingiu os 785 milhões de euros, um aumento de 3,56% face a 2017, com o EBITDA a situar-se nos 63 milhões de euros, o que, segundo o relatório e contas, é superior em 3,2% ao período homólogo.

A empresa detém várias marcas da área alimentar e não só, incluindo a Vitacress (saladas e ervas aromáticas), a Colep (embalagens), a RAR Imobiliária e o negócio do açúcar, pelo qual é mais conhecida.

"Esta melhoria de desempenho do Grupo RAR foi sobretudo sustentada pelos negócios da Vitacress, da RAR Imobiliária e da Acembex (que registou um progresso considerável face aos anos anteriores), continuando a Colep a ser a empresa mais significativa do grupo", refere o mesmo documento.

A empresa destaca que "num ano em que a economia mundial deu sinais positivos, porém, com níveis crescentes de volatilidade - de que são exemplos a guerra comercial entre grandes blocos ou o 'Brexit' [saída do Reino Unido da União Europeia] - o desempenho do grupo manteve a tendência de melhoria da sua 'performance' económica e financeira, patente no crescimento dos seus resultados".

A mesma nota dá conta de que para 2019, a RAR espera que "a Colep recupere os anteriores níveis de eficiência, graças aos vários projetos em curso e à libertação de valor que deles é esperada. Também na Vitacress, apesar das incertezas do 'Brexit', se espera um bom progresso, fruto do profundo trabalho levado a cabo nas operações e na qualidade, que se refletiu em crescimento contínuo, nos últimos cinco anos".

ALYN // MSF

Lusa/Fim

+ notícias: Economia

Taxa de juro na habitação volta a cair

A taxa de juro implícita dos contratos de crédito à habitação diminuiu em março pelo segundo mês consecutivo, para 4,613%, menos 2,8 pontos base do que em fevereiro, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Redução das taxas de IRS aplica-se a todos os rendimentos de 2024

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, anunciou esta sexta-feira que a redução das taxas de IRS vai aplicar-se a todos os rendimentos auferidos desde 01 de janeiro de 2024.

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.