Euro valoriza face ao dólar após Bruxelas melhorar perspetivas de crescimento

| Economia
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) - O euro seguia hoje a valorizar ligeiramente face à divisa norte-americana, numa sessão marcada pelas previsões económicas de inverno, divulgadas pela Comissão Europeia.

Pelas 18:50 de Lisboa, o euro transacionava nos 1,3745 dólares, ligeiramente abaixo dos 1,3736 a que negociava na segunda-feira, sensivelmente à mesma hora, de acordo com a Bloomberg.

A Comissão Europeia reviu hoje em alta as previsões de retoma da economia europeia, projetando crescimentos de 1,5% na União Europeia e de 1,2% na zona euro, que vão acelerar para 2,0 e 1,8% em 2015.

Nas previsões de inverno hoje divulgadas, o executivo comunitário prevê "a continuação da retoma económica na maioria dos Estados-membros e na União Europeia [UE] como um todo", apontando que, depois da saída da recessão na primavera de 2013 e de três trimestres consecutivos de um crescimento muito ténue, o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer de uma forma mais consistente em 2014 e 2015.

Os valores agora projetados por Bruxelas encontram-se ligeiramente acima daqueles antecipados em novembro passado, por ocasião das previsões de outono publicadas a 05 de novembro passado, que projetavam crescimentos de 1,4% e 1,1% na UE e zona euro para este ano, e de 1,9% e 1,7% em 2015, respetivamente, "acrescentando" assim uma décima a cada projeção.

Divisas................hoje..................segunda-feira

Euro/dólar.............1,3745.......................1,3736

Euro/iene..............140,44.......................140,80

Euro/libra.............0,82341.....................0,82510

Dólar/iene.............102,18.......................102,51

ND (ACC) // ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.