Ministro da Saúde destaca "rapidez" e "solidez" das provas da investigação da PJM

| País
Porto Canal / Agências

Vila Nova de Gaia, 25 fev (Lusa) - O ministro da Saúde, Paulo Macedo, comentou hoje a alegada cobrança ilegal de cirurgias por empresas de dispositivos médicos, destacando a "rapidez" da investigação da Polícia Judiciária Militar (PJM) e a "solidez de prova" encontrada, valorizando as "medidas preventivas".

"Não conheço em detalhe porque são buscas da Polícia Judiciária Militar, mas estamos sistematicamente a ver ações destas com provas sólidas e com evidência, portanto é uma área a prestar atenção para evitar os custos associados à fraude, mas também à corrupção. Destaco a rapidez das autoridades que produzem prova", disse Paulo Macedo.

O ministro da Saúde falava aos jornalistas em Valadares, concelho de Gaia, à margem da inauguração do Centro de Reabilitação do Norte, onde confrontado com as notícias de que a PJM está a investigar a cobrança ilegal de cirurgias por empresas de dispositivos médicos, o que poderá ter lesado os subsistemas dos militares e dos funcionários públicos, disse querer que se "trabalhe muito na prevenção destes casos".

"Além da solidez de prova e da rapidez - porque se havia vários interessados em fazer um acordo portanto estão a reconhecer a culpa e portanto a prova será sólida - a prevenção é importante. Porque muito mais do que estar a punir as pessoas o que nos interessa é que se desincentive de continuar a cometer estas fraudas", disse Maulo Macedo.

O ministro da Saúde quer que "este tipo de ações de investigação desencadeie um efeito desincentivador de fraude" e garante que o seu Ministério está a tomar "medidas de prevenção" que passam, desde logo pelo "controlo a grandes concentrações que possam ser irregulares ou prescrições irregulares".

"O avanço que tem havido nos sistemas de informação para controlar a prescrição médica, apoio assistencial e outras áreas (...). Porque os contribuintes têm direito a que o dinheiro não seja aplicado apenas na área da saúde mas possa também ser aplicado para evitar fraude e corrupção", completou Paulo Macedo.

A PJM informou hoje que realizou buscas e apreensões de documentos em instalações hospitalares, residências de médicos e empresas por suspeitas de crimes contra o Estado, corrupção passiva e ativa.

Os suspeitos destas "condutas ilícitas criminais" terão desenvolvido "um esquema, do qual lograram conseguir vantagens patrimoniais, causando avultados prejuízos aos subsistemas de assistência na doença" aos militares e aos funcionários públicos, segundo uma nota das PJM.

A investigação, que começou há alguns meses e teve início numa denúncia, identificou a saída de doentes do sistema de saúde público para o privado.

PYT (SMM) // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Salário mínimo, direito a férias e à greve são conquistas da Revolução dos Cravos

A implementação do salário mínimo nacional, o direito a férias, à atividade sindical e à greve foram algumas das conquistas da revolução de 1974 no mundo do trabalho, que passou a ser exercido com mais direitos.

Marcelo acompanha situação dos dois portugueses que morreram em acidente na Namíbia

O Presidente da República disse estar a acompanhar a situação dos portugueses envolvidos num acidente de autocarro no deserto da Namíbia na tarde de quarta-feira, em que terão morrido pelo menos duas nacionais.

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.