Info

Reitores aprovam proposta para vagas em 2019-2020, mas propõem alterações

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jun 2019 (Lusa) -- O Conselho de Reitores aprova a proposta do Governo para as vagas 2019-2020 no Ensino Superior, mas propõe que o aumento de vagas nos cursos mais procurados em Lisboa e Porto possa ser aplicado noutras instituições.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) diz, em comunicado, que para o parecer positivo ao despacho do Governo contribui o facto de se acabar com os "cortes cegos" de vagas nas universidades de Lisboa e Porto, assim como a manutenção da "discriminação positiva" das instituições do interior.

"Os cortes em Lisboa e no Porto deixam de ser cegos e passam a ter em conta variáveis como a 'procura de excelência' [candidatos com média superior a 17], 'índice de procura' ou o facto de os cursos serem estratégicos para o futuro do país, como é o caso das competências digitais e Ciência de Dados", diz o CRUP, em comunicado.

"O projeto de despacho é um avanço", afirma o presidente do CRUP, Fontainhas Fernandes, citado no comunicado, sublinhando que "o Governo mantém preocupações com a coesão territorial, mas passa a atender a outros fatores igualmente importantes".

Uma das propostas do CRUP é que seja considerado que "o aumento de vagas de 5 a 15% em pares instituição/ciclo de estudos com elevado número de candidatos em 1.ª opção no concurso nacional de acesso 2018-19 com nota de 17 ou superior, para além da aplicação obrigatória nas instituições sediadas em Lisboa e Porto, possa ser também aplicada, de modo opcional, nas outras instituições".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Rebentamento de conduta de gás obriga à retirada de 100 pessoas de empresas de Mortágua

O rebentamento de uma conduta de gás na Vidraria de Mortágua, na zona industrial daquele município do distrito de Viseu, obrigou esta segunda-feira à evacuação dessa empresa e de uma outra, com a retirada de 100 pessoas do local, por precaução.

Temperaturas máximas sobem entre 04 e 08 graus a partir de terça-feira

As temperaturas máximas vão subir a partir de terça-feira entre 04 e 08 graus Celsius em algumas regiões do continente e na quarta-feira prevê-se um aumento das mínimas com noites tropicais, segundo o IPMA.

Polícia Judiciária de Aveiro detém homem suspeito de violar a filha

A Polícia Judiciária (PJ) de Aveiro identificou e deteve, na passada terça-feira, um homem com 47 anos de idade, suspeito de ter violado a filha, com 23 anos, avançou esta segunda-feira a autoridade em comunicado à redação do Porto Canal.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.