Info

Reitores aprovam proposta para vagas em 2019-2020, mas propõem alterações

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 17 jun 2019 (Lusa) -- O Conselho de Reitores aprova a proposta do Governo para as vagas 2019-2020 no Ensino Superior, mas propõe que o aumento de vagas nos cursos mais procurados em Lisboa e Porto possa ser aplicado noutras instituições.

O Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) diz, em comunicado, que para o parecer positivo ao despacho do Governo contribui o facto de se acabar com os "cortes cegos" de vagas nas universidades de Lisboa e Porto, assim como a manutenção da "discriminação positiva" das instituições do interior.

"Os cortes em Lisboa e no Porto deixam de ser cegos e passam a ter em conta variáveis como a 'procura de excelência' [candidatos com média superior a 17], 'índice de procura' ou o facto de os cursos serem estratégicos para o futuro do país, como é o caso das competências digitais e Ciência de Dados", diz o CRUP, em comunicado.

"O projeto de despacho é um avanço", afirma o presidente do CRUP, Fontainhas Fernandes, citado no comunicado, sublinhando que "o Governo mantém preocupações com a coesão territorial, mas passa a atender a outros fatores igualmente importantes".

Uma das propostas do CRUP é que seja considerado que "o aumento de vagas de 5 a 15% em pares instituição/ciclo de estudos com elevado número de candidatos em 1.ª opção no concurso nacional de acesso 2018-19 com nota de 17 ou superior, para além da aplicação obrigatória nas instituições sediadas em Lisboa e Porto, possa ser também aplicada, de modo opcional, nas outras instituições".

SO // SB

Lusa/fim

+ notícias: País

Mais de 20 hospitais realizam consultas de especialidade e cirurgias ao fim de semana

Hospitais de todo o país estão a realizar consultas de especialidade e cirurgias ao fim de semana. No Hospital de São João até ao domingo, durante todo o dia, são prestados esses serviços. O Sindicato Independente dos Médicos diz que é preciso haver uma negociação séria com o Governo.

Advogados e solicitadores protestam contra regime contributivo da Caixa de Previdência

Centenas de advogados, solicitadores e agentes de execução manifestaram-se, esta sexta-feira, contra o sistema de contribuições da Caixa de Previdência dos Advogados e Solicitadores.
Este sistema prevê uma contribuição mensal e obrigatória superior a duzentos euros, independentemente dos rendimentos.

Trabalhadores de saúde em greve a 20 de dezembro contra degradação do SNS

Os trabalhadores da saúde vão cumprir um dia de greve a 20 de dezembro, em protesto contra "os inúmeros problemas" diários e em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e condições de trabalho.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.