Info

Netanyahu inaugura nos Montes Golã colonato batizado em honra de Donald Trump

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Jerusalém, 16 jun 2019 (Lusa) -- O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, inaugurou hoje um novo colonato nos Montes Golã, território sírio anexado por Israel em 1981, batizado "Colina Trump" em honra do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

O Presidente norte-americano reconheceu em 25 de março a soberania de Israel sobre a parte dos Golã tomada à Síria na Guerra dos Seis Dias de 1967 e anexada em 1981, o que nunca foi reconhecido pela comunidade internacional.

"Os Golã são israelitas e continuarão a ser", declarou Netanyahu, qualificando Trump como "grande amigo de Israel que tomou decisões que não tinham sido tomadas antes".

O Conselho de Ministros de Israel reuniu-se hoje excecionalmente numa tenda no norte dos Golã, na presença do embaixador dos Estados Unidos, David Friedman, para aprovar o nome do novo colonato -- "Ramat Trump" em hebraico -, segundo imagens difundidas pelos 'media' israelitas.

O novo colonato vai ser construído numa localidade formada atualmente por quatro famílias de colonos.

A população da parte dos Golã ocupada e anexada por Israel é composta por cerca de 23.000 druzos -- minoria muçulmana de língua árabe -- e 25.000 colonos israelitas que ali se instalaram após 1967.

Os druzos, presentes nomeadamente na Síria e no Líbano, são um povo apátrida, mas consideram-se sírios e recusam a anexação israelita.

O reconhecimento da soberania israelita dos Montes Golã por Donald Trump marcou uma inversão da política seguida há mais de meio século pelos Estados Unidos e contraria o consenso internacional expresso em várias resoluções das Nações Unidas.

MDR (PAL) // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois mortos e três feridos no ataque em Londres

A comissária chefe da polícia de Londres, Cressida Dick, confirmou que o atentado terrorista com arma branca perpetrado hoje na zona da ponte de Londres provocou dois mortos e três feridos, que se encontram hospitalizados.

Talibãs do Afeganistão e EUA retomam conversações de paz após três meses

Cabul, 07 dez 2019 (Lusa) -- Os talibãs confirmaram hoje a retoma das negociações com os Estados Unidos em Doha, no Qatar, três meses após o Presidente dos Estados Unidos as ter cancelado, após um ataque em Cabul em que morreu um soldado americano.

COP25: Polícia espanhola detém duas pessoas que pretendiam perturbar manifestação

Madrid, 07 dez 2019 (Lusa) - A Polícia Nacional de Espanha deteve na sexta-feira duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos.

Atenção: este é um espaço público e moderado. Não forneça os seus dados pessoais (como telefone ou morada) nem utilize linguagem imprópria.