ANMP pede "soluções urgentes" para erradicar amianto dos edifícios públicos

| País
Porto Canal / Agências

Barcelos, 25 fev (Lusa) - O presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), Manuel Machado, defendeu hoje que é necessário encontrar "soluções urgentes" para erradicação do amianto dos edifícios públicos, sublinhando que se trata de um problema "de saúde pública".

"É uma questão que nos preocupa. Numa determinada fase da nossa vida coletiva recorreu-se muito a esse material construtivo [placas de fibrocimento, que contêm amianto]. Agora que está confirmado que há problemas, precisamos que se encontrem soluções urgentes", afirmou.

Falando em Barcelos, à margem de uma reunião do Conselho Diretivo da ANMP, Manuel Machado disse que o amianto "passou a ser um problema nacional", não apenas das autarquias, mas também do Estado.

"Há uma certa periculosidade e vamos, portanto, encarar a solução desse problema em articulação com a administração do Estado, que a questão é de saúde pública, não apenas construtiva", acrescentou.

Ressalvou que há várias componentes "que têm de ser ponderadas, entre as quais financeiras", mas enfatizou a necessidade de encontrar forma de erradicação do amianto de edifícios públicos, nomeadamente escolas.

VCP // JAP

Lusa/fim

+ notícias: País

Preços dos combustíveis seguem em direções opostas. Confira as previsões

Depois de na última semana os preços dos combustíveis terem descido, a partir de segunda-feira as notícias não são boas para os condutores de carros a gasolina.

Ministro da Educação disponível para devolver 20% por ano aos professores

O ministro da Educação mostrou-se, esta quinta-feira, disponível para negociar a recuperação do tempo de serviço, explicando que a proposta do Governo prevê começar a devolução este ano e os restantes 80% nos próximos quatro anos da legislatura.

Ministério da Saúde convoca médicos para iniciarem negociações

O Ministério da Saúde convocou os sindicatos médicos para a primeira reunião negocial no dia 26 de abril de manhã, anunciaram esta sexta-feira as estruturas sindicais.