Mais de 50 detidos em operação em Espanha contra entidades ilegais de investimento

| Mundo
Porto Canal / Agências

Madrid, 25 fev (Lusa) - A Polícia Nacional espanhola deteve hoje mais de 50 pessoas numa megaoperação em três províncias espanholas - Barcelona, Madrid e Málaga - contra entidades de investimento ilegais, informaram fontes policiais.

A operação, que ainda está aberta e sob segredo de justiça, foi iniciada pelo Tribunal Central de Instrução n.º 3 da Audiência Nacional e está a ser realizada em colaboração com as autoridades britânicas e americanas.

Os detidos, a maioria de origem estrangeira e residente em Barcelona, são acusados de crimes de branqueamento de capitais e de captação indevida de dinheiro, já que os investimentos supostamente captados fora de Espanha ofereciam ganhos significativos em todos os produtos que realmente não existiam.

As fontes policiais explicam que os responsáveis da rede ficavam com o capital dos investidores.

Várias rusgas estavam ainda a decorrer em casas particulares e em escritórios de advogados.

ASP // VM

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.