Fenprof vai requerer ao Ministério da Educação reabertura das negociações

| Política
Porto Canal / Agências

Lisboa, 12 jun (Lusa) - Os sindicatos afetos à Federação Nacional de Professores (Fenprof) decidiram hoje que na sexta-feira vão requerer ao Ministério da Educação e Ciência (MEC) a reabertura do processo negocial, anunciou o secretário-geral, Mário Nogueira.

A meio de maio foi decidida uma greve de professores para segunda-feira e uma greve ao serviço de avaliações até esta sexta-feira, depois de falharem as rondas negociais entre sindicatos e o Ministério da Educação e Ciência (MEC) sobre as novas regras laborais, a aplicar a toda a função pública, onde os professores estão incluídos, que passam por um regime de mobilidade especial e pela alteração do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais.

Hoje, em conferência de imprensa, Mário Nogueira anunciou que "os sindicatos de professores que pertencem à Fenprof decidiram que na próxima sexta-feira irão requerer, ao Ministério da Educação, a reabertura do processo negocial sobre mobilidade especial e mobilidade geográfica, dentro da prerrogativa que a lei reconhece aos sindicatos, que é no prazo de cinco dias úteis poderem requerer negociações suplementares".

"O que pretendemos é dar ao Ministério da Educação uma possibilidade de poder, no plano do diálogo, no plano da negociação, de poderem ainda ser tomadas as medidas indispensáveis para que se resolvam os problemas que trouxeram o conflito até este momento", disse.

De acordo com o dirigente sindicalista, aquilo que será proposto ao Governo "é que não pode, a mobilidade forçada dos professores atingir áreas de 300 ou 400 quilómetros".

"Não tem sentido que a mobilidade especial dos professores, num momento que é dito e repetido, que não há professores para a mobilidade especial, seja este o momento considerado como oportuno para que ela seja regulamentada", criticou.

Mário Nogueira disse ainda que, sobre o aumento para as 40 horas de trabalho semanais, "vão dizer ao Ministério da Educação que não é possível os professores terem um aumento do seu horário de trabalho".

O dirigente sindical disse ainda que o ministério brincou "às negociações" e que foi de uma "inflexibilidade absoluta", acusando-o de ter decido "fechar" unilateralmente as negociações.

JF (IMA) // ARA

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.