Recolhidas 280 toneladas de resíduos das praias da Marinha Grande

| País
Porto Canal / Agências

Marinha Grande, 25 fev (Lusa) -- A Câmara da Marinha Grande recolheu cerca de 280 toneladas de resíduos do areal das praias do concelho na sequência do mau tempo e da forte agitação marítima que atingiu o concelho este ano, anunciou hoje a autarquia.

Numa nota de imprensa, o município informa que "já recolheu 279,46 toneladas de resíduos do areal das praias do concelho, no âmbito dos trabalhos de limpeza e remoção de escombros, devido aos estragos provocados pelo mau tempo e, sobretudo, pela agitação marítima".

A Câmara garante que "está a desenvolver todos os esforços para assegurar a reposição das situações anteriores", referindo que afetou para este trabalho, que ainda não está concluído, "um conjunto significativo de meios humanos que procedem, em primeiro lugar, à seleção manual e retirada de todo o lixo".

"Deste modo, garante-se o seu adequado encaminhamento para a estação de valorização e tratamento de resíduos sólidos, evitando o depósito indiscriminado de detritos em aterro", adianta a autarquia, admitindo que "esta metodologia é mais lenta, e, por isso, menos visível, mas é ambientalmente mais sustentável".

Quanto aos resíduos remanescentes, como madeiras e canas, estão a ser recolhidos com recurso a meios mecânicos e, posteriormente, transportados para a Central de Valorização Orgânica da Valorlis.

"Dada a quantidade de materiais em causa, os serviços urbanos municipais estão a diligenciar a contratação de uma empresa, com vista ao reforço dos meios para a realização dos trabalhos de limpeza", acrescenta a Câmara.

Segundo o município, a esmagadora maioria dos resíduos - quase 250 toneladas - foram retirados da praia da Vieira.

À agência Lusa, o vice-presidente do município, Paulo Vicente, afirmou que "predominantemente os resíduos no areal desta praia têm origem no rio Lis", adiantando que nas praias de São Pedro "se encontram mais detritos do mar, como cordas, redes ou plásticos".

"O rio Lis tem depositado bastantes detritos e continua a fazê-lo", esclareceu Paulo Vicente, referindo que dada a quantidade de detritos ainda não foi possível concluir os trabalhos, situação também condicionada pelas condições meteorológicas e estado do mar.

O vice-presidente, eleito pelo PS, garantiu que o município vai continuar os trabalhos "até a praia estar completamente limpa", procedendo depois à intervenção para reparar as estruturas danificadas, como passadiços e vedações.

"Neste caso, não temos capacidade para o fazer e teremos de recorrer à administração direta", adiantou Paulo Vicente, reiterando que estes trabalhos são responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, que "não os faz".

No início deste mês, o município fez saber que vai enviar a fatura da limpeza e dos danos na orla costeira no concelho ao Governo.

"Vamos reivindicar do Governo o ressarcimento das despesas que estamos a ter com a limpeza da orla costeira, bem como dos danos que a agitação marítima tem provocado nas infraestruturas à beira-mar", afirmou à Lusa Paulo Vicente.

SR // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: País

Número de desempregados sobe 6% em março

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego caiu 1,9% em março face a fevereiro, mas subiu 6% em termos homólogos, totalizando 324.616, segundo dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Euromilhões. Já são conhecidos os números e estrelas que valem 120 milhões de euros

Já foram revelados os números que compõem a chave do sorteio desta sexta-feira, 031/2024.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".