Óbito/Ruben de Carvalho: Funeral do dirigente histórico comunista realiza-se no domingo em Lisboa

| País
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 12 jun 2019 (Lusa) - O funeral do dirigente histórico comunista Ruben de Carvalho realiza-se no domingo, para o cemitério do Alto de São João, em Lisboa, estando o corpo em câmara ardente nos Paços do Concelho da capital a partir de sábado.

"O Secretariado do Comité Central do Partido Comunista Português informa que o corpo de Ruben de Carvalho estará em câmara ardente nos Paços do Concelho, em Lisboa, a partir das 17:30 de sábado, dia 15", lê-se numa nota do PCP.

Na nota é ainda referido que o funeral de Ruben de Carvalho, que morreu na terça-feira, realiza-se no domingo para o cemitério do Alto de S. João, também em Lisboa, "onde o corpo será cremado após cerimónia a realizar pelas 15:00".

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário Avante!, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista Vida Mundial e redator coordenador do jornal O Século.

Ruben de Carvalho foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do general Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

VAM // SR

Lusa/Fim

+ notícias: País

Prazo para candidaturas de educadores e professores estendido até quinta-feira

O Ministério da Educação decidiu estender até quinta-feira o prazo para a submissão de candidaturas aos concursos para colocação de educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário das escolas públicas.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.