Câmara de Tondela exige resposta urgente à falta de cuidados oncológicos na região

| Política
Porto Canal com Lusa

Tondela, Viseu, 12 jun 2019 (Lusa) -- O presidente da Câmara Municipal de Tondela exigiu hoje ao Governo uma "resposta urgente" à falta de cuidados oncológicos no Centro Hospitalar Tondela Viseu.

"Face à circunstância, teremos o cuidado de dirigir uma carta à senhora ministra da Saúde e naturalmente que em função daquilo que seja a resposta e avaliação que a mesma venha a fazer ponderaremos num contexto regional" uma reação, disse José António Jesus à agência Lusa.

De acordo com o autarca, o centro hospitalar não se limita a Tondela e Viseu e, por isso, "por ser num contexto da região, merece uma avaliação regional".

Também por isso, José António Jesus disse acreditar que o assunto seja discutido na reunião extraordinária de segunda-feira da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, de forma que "esta tomada de posição tenha uma escala e amplitude regional".

Esta reação surge depois de na terça-feira, num comunicado conjunto, o Sindicato dos Médicos da Zona Centro, o Sindicato Independente dos Médicos e a secção regional do Centro da Ordem dos Médicos referirem que a situação atingiu "o ponto de rutura e que os colegas oncologistas assumem a incapacidade de garantir a consulta e tratamentos de quimioterapia para novos doentes".

"O que se espera é que a administração do centro hospitalar rapidamente encontre os recursos humanos necessários para prestar a qualidade de serviço que é exigida, porque isso é o mínimo que se espera a quem tem de vir a uma instituição desta natureza", defendeu o autarca.

José António Jesus disse ainda esperar que "esta situação não se eternize e seja meramente um sinal de alerta e que rapidamente seja solucionada".

Sem esconder "preocupação", José António Jesus lamentou um "sistema nacional de saúde não dá às necessidades básicas, nomeadamente tratamento".

"A ausência de tratamento oncológico nos prazos estipulados em termos de protocolo, de facto, representa um problema de saúde e uma necessidade que se impõe como resposta urgente e isso não deixa de ser preocupante para todos nós e para a região", acrescentou.

O autarca lembrou que "ao longo dos últimos tempos têm sido feitos vários alertas dos vários domínios do Centro Hospitalar Tondela Viseu" e que o de terça-feira "não deixa de apresentar uma gravidade maior quando estes sinais vêm dizer que não têm condições para atender mais utentes" na área da oncologia.

IYN (AMF) // SSS

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".