Comissão Europeia aprova novo DG português, para Mobilidade e Transportes

| Economia
Porto Canal / Agências

Estrasburgo, França, 25 fev (Lusa) -- O colégio da Comissão Europeia, hoje reunido em Estrasburgo, França, aprovou a nomeação do português João Aguiar Machado para o cargo de diretor-geral da Mobilidade e Transportes, indicou à Lusa fonte comunitária.

Com a nomeação de João Aguiar Machado, esta é a primeira vez que há dois diretores-gerais portugueses na estrutura da Comissão Europeia -- liderada por José Manuel Durão Barroso -, na sequência da nomeação, no ano passado, de Fernando Frutuoso de Melo para a liderança da direção-geral (DG) de Desenvolvimento e Cooperação.

João Aguiar Machado, 55 anos, que sucede ao alemão Matthias Ruete, trabalha nas instituições europeias desde 1986, e ocupava desde 2009 até à data o cargo de diretor-geral adjunto da DG Comércio, área na qual trabalhou ao longo de quase toda a sua carreira, tanto em Bruxelas, como nas delegações da Comissão Europeia em Tóquio (Japão) e Genebra (Organização Mundial do Comércio), tendo também sido diretor-geral adjunto na DG Relações Externas, responsável pelas relações com Ásia e América Latina, entre 2007 e 2008.

Além da presidência da Comissão Europeia (Durão Barroso termina no final do próximo mês de outubro o seu segundo mandato à frente do executivo comunitário, após 10 anos de exercício) e dos dois diretores-gerais, Portugal tem ainda atualmente, no topo da hierarquia da União Europeia, postos como a chefia das delegações (representações diplomáticas) da UE em Washington, Nova Deli, Brasília, Cabo Verde e Gabão (responsável por São Tomé).

ACC// ATR

Lusa/fim

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.