Óbito/Ruben de Carvalho: CDS elogia "figura superior da política e da cultura"

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 11 jun 2019 (Lusa) -- O CDS-PP elogiou o dirigente comunista Ruben de Carvalho, que morreu hoje aos 74 anos, recordando "uma figura superior da política, da cultura portuguesas" com "uma palavra de especial respeito".

Em declarações aos jornalistas, no parlamento, em Lisboa, o deputado centrista Telmo Correia lembrou Ruben de Carvalho como "uma figura importante da política portuguesa" e dos debates em que esteve frente a frente com ele, em canais de televisão.

"Tinha a noção de que estava a debater com um dos melhores. Em democracia não há inimigos, há adversários e Ruben de Carvalho foi um adversário difícil", afirmou Telmo Correia.

Em termos de relacionamento pessoal, Telmo Correia lembrou a "enorme afabilidade" do ex-vereador da câmara de Lisboa e membro do Comité Central do PCP com os seus adversários políticos.

"Foi uma figura superior da política portuguesa, da cultura portuguesa. Um adversário que nos merece muitíssimo respeito. E, além disso, uma pessoa sempre afável e sempre simpática", concluiu.

Ruben Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário "Avante!", órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista "Vida Mundial" e redator coordenador do jornal "O Século".

O dirigente comunista foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do General Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

NS (SO) // VAM

Lusa/fim

+ notícias: Política

Eis a lista completa dos ministros do Governo de Luís Montenegro

O primeiro-ministro indigitado, Luís Montenegro, foi recebido pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, numa audiência onde apresentou o elenco dos ministros do XXIV Governo Constitucional. Veja a lista completa:

Governo de Montenegro é o terceiro com mais mulheres na história da democracia

O XXIV Governo Constitucional vai integrar 17 ministros além do primeiro-ministro, um número semelhante ao do último executivo de António Costa, e será o terceiro mais paritário da democracia, com 41% da equipa governamental composta por mulheres.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.