Óbito/Ruben de Carvalho: Marcelo elogia contributo para "espírito cívico e democrático aberto" em Portugal

| Política
Porto Canal com Lusa

Mindelo, Cabo Verde, 11 jun 2019 (Lusa) - O Presidente da República elogiou hoje o contributo do dirigente do PCP Ruben de Carvalho para "um espírito cívico e democrático aberto" em Portugal e lamentou a perda deste "bom amigo" e "homem de cultura".

"Conheci-o muito bem, era um bom amigo. Ele, aliás, só tinha amigos por toda a parte. Ele foi o exemplo de quem soube cultivar a amizade para além das fronteiras ideológicas", declarou Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas, na cidade cabo-verdiana do Mindelo, na ilha de São Vicente, onde hoje terminam as comemorações do Dia de Portugal.

O chefe de Estado, que já tinha divulgado uma nota sobre a morte de Ruben de Carvalho, descreveu-o como "um homem de cultura" e " um grande criador", referindo que a "Festa do Avante!" foi "uma criação dele", recordando as suas "várias idas" a esse "grande acontecimento cultural".

"E foi muito importante no cultivar de um espírito cívico e democrático aberto no nosso país. Apresento as minhas condolências à sua família, a começar na sua mulher e minha colega na Faculdade de Direito de Lisboa, e ao PCP", considerou.

Ruben de Carvalho era responsável na Câmara Municipal de Lisboa pelo Roteiro do Antifascismo, membro do Comité Central do PCP e fazia parte da organização da Festa do Avante! desde o seu início, em 1976.

Jornalista de profissão, Ruben de Carvalho foi também chefe de redação do semanário Avante!, órgão central do PCP, entre abril de 1974 e 1995, chefe de redação da revista Vida Mundial e redator coordenador do jornal O Século.

Ruben de Carvalho foi membro das "comissões juvenis de apoio" à candidatura do general Humberto Delgado, chefe de gabinete do ministro Sem Pasta, Francisco Pereira de Moura, no I Governo Provisório após o 25 de Abril de 1974, deputado à Assembleia da República eleito pelo distrito de Setúbal e vereador na Câmara Municipal de Lisboa.

Tinha 74 anos e era o único membro no atual Comité Central do PCP que tinha estado preso nas cadeias da PIDE durante o Estado Novo.

Ruben de Carvalho manteve, na RDP1, o programa "Radicais Livres", onde debatia temas de atualidade com Jaime Nogueira Pinto.

IEL (SO) // LIL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

"Aqui não há enganos, nem votos enganados". Joana Amaral Dias é a candidata do ADN às eleições europeias

A antiga deputada Joana Amaral Dias vai ser a cabeça de lista do partido Alternativa Democrática Nacional (ADN) às eleições europeias de 09 de junho, com o objetivo de conseguir pelo menos um mandato no Parlamento Europeu.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".