10 Junho: Costa destaca "medidas de aproximação das comunidades portuguesas ao país"

| Política
Porto Canal com Lusa

Praia, 10 jun 2019 (Lusa) - O primeiro-ministro destacou hoje, perante portugueses residentes em Cabo Verde, as "medidas de aproximação das comunidades portuguesas ao país e à sua vida política" que têm sido adotadas recentemente, como o recenseamento automático dos residentes no estrangeiro.

António Costa falava na Escola Portuguesa, na Cidade da Praia, numa cerimónia inserida nas comemorações do 10 de Junho, em que o vento fez cair a bandeira de Portugal e o primeiro-ministro interrompeu o seu discurso para a colocar novamente de pé, o que motivou aplausos.

Na sua intervenção, o primeiro-ministro insistiu na criação de "um espaço partilhado de cidadania", com "liberdade de fixação de residência e de portabilidade de direitos sociais" na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), posição que é partilhada por Cabo Verde.

"Temos 5,7 milhões de portugueses e lusodescendentes no estrangeiros espalhados por todos os continentes e em dezenas de países, 2,3 milhões dos quais têm a nacionalidade portuguesa. A nossa diáspora tem demonstrado grande facilidade de integração nos países de acolhimento, sem nunca perder as ligações a Portugal", referiu.

Segundo António Costa, é possível reforçar ao mesmo tempo a integração nos países de acolhimento e proximidade com Portugal.

"Por isso, temos adotado um conjunto de medidas de aproximação das comunidades ao país e à sua vida política", afirmou, dando como exemplos a "legislação que facilita a aquisição da nacionalidade pelos netos dos portugueses" e as "alterações à lei eleitoral para permitir candidatos à Assembleia da República com dupla nacionalidade no seu próprio círculo de residência".

O primeiro-ministro realçou "o recenseamento automático que permitiu aumentar de 300 mil para um milhão e meio o número de cidadãos portugueses recenseados residentes no estrangeiro".

"O sistema teve, aliás, o seu primeiro teste nas recentes eleições para o Parlamento Europeu, nas quais se verificou que o número de votantes no estrangeiro triplicou - tendência que, infelizmente, não se verificou no território nacional", acrescentou.

IEL // VAM

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Montenegro quer que 50 anos marquem “ponto de viragem” na retenção de talento dos jovens

O primeiro-ministro manifestou esta quinta-feira a convicção de que os 50 anos do 25 de Abril serão “um ponto de viragem” para quebrar “um ciclo negativo” dos últimos anos, de “incapacidade de reter em Portugal” o talento dos jovens.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".