Três criadores portugueses refletem sobre a arte e a crise na Trienal de Milão

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) - A escritora Teolinda Gersão, o artista plástico José Barrias e o arquiteto José Adrião vão apresentar as suas reflexões na exposição "A arte em tempo de crise" que inaugura na sexta-feira na Trienal de Milão, em Itália.

De acordo com a organização, o curador da exposição, Roberto Cremascoli, convidou os três criadores portugueses para refletirem sobre o tema a arte e a crise, e o resultado são três instalações.

A escritora Teolinda Gersão criou "Pigs", o artista plástico José Barrias criou "L´Ombra delle Cose Future" ("A sombra das coisas futuras", em tradução livre), e o arquiteto José Adrião criou "A Casa dos Prazeres".

Teolinda Gersão evoca a história de um dos seus livros, "Cidade de Ulisses", que Lisboa deve o seu nome à cultura helénica, e que desde há pelo menos dois mil anos a lenda narra que Ulisses fundou a cidade branca Ulisseum, passando por Olisipo, chegando ao nome Lisboa.

No seu trabalho, o artista José Barrias viaja através das zonas latinas do Mediterrâneo em processo de "re-meditação", vai juntando elementos das várias culturas, e coloca-as num novo diálogo, criando "a sombra das coisas futuras".

Quanto à instalação do arquiteto José Adrião, resulta de uma filosofia de trabalho segundo a qual os futuros habitantes das casas que projeta devem participar na análise arquitetónica.

Habitualmente, o material que encontra nos lugares que transforma integra-se com a nova construção, e trabalha com poucos recursos, nalguns casos de forma deliberada.

A exposição sobre a arte em tempo de crise - que é uma das iniciativas da Trienal de Milão - vai integrar ainda criadores da Grécia, Espanha e Itália, ficando patente até 23 de março.

AG // CC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

Portugal com 23 casos confirmados de sarampo

O número de casos de sarampo subiu para 23 em Portugal, havendo ainda seis casos em investigação, segundo um balanço da Direção-Geral da Saúde (DGS).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".