Califórnia vai estender programa de saúde a imigrantes ilegais

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Sacramento, Estados Unidos, 10 jun 2019 (Lusa) - A Califórnia prepara-se para estender o seu programa de saúde a jovens que vivem ilegalmente no estado norte-americano, cada vez mais distanciado da administração do Presidente Donald Trump.

O acordo alcançado por democratas na tarde de domingo propõe que todos os jovens entre os 19 e os 25 anos, com baixos rendimentos, se tornem elegíveis para o programa Medicaid da Califórnia, seguro de saúde que abrange pobres e portadores de deficiência.

Este grupo de beneficiários vai abranger cerca de 90 mil pessoas, e custar 98 milhões de dólares (87 milhões de euros) por ano, estimaram as autoridades estaduais.

Os deputados deverão aprovar o acordo esta semana.

A medida faz parte de um esforço para garantir que todos na Califórnia tenham seguro de saúde, e faz do estado norte-americano o primeiro no país a oferecer benefícios na área da saúde a pessoas que vivem ou trabalham ilegalmente nos Estados Unidos.

"A Califórnia acredita que a saúde é um direito fundamental", disse a senadora democrata Holly Mitchell, que liderou as negociações sobre o orçamento para o próximo ano em matéria fiscal.

FST // EJ

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.