Sondagem à boca das urnas dá vitória de Presidente interino no Cazaquistão

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Nursultan, 09 jun 2019 (Lusa) -- O Presidente interino Kassym-Jomart Tokaiev, de 65 anos, é o vencedor das eleições presidenciais que se realizaram hoje no Cazaquistão, segundo sondagens à boca das urnas.

O antigo presidente do Senado, no poder na maior república da Ásia central desde a renúncia em março do antigo chefe de Estado Nursultan Nazarbaiev, pode receber 70,13% dos votos, segundo o instituto 'Opinión Pública'.

De acordo com a mesma sondagem, citada pela agência espanhola Efe, em segundo lugar está o jornalista Amirzhan Kosanov, com 15,39%, e o terceiro candidato mais votado com 5,32% é Daniyá Yespáyeva, a primeira mulher a concorrer à presidência na história do país.

Centenas de manifestantes foram presos hoje no Cazaquistão, durante as primeiras eleições presidenciais depois de Nursultan Nazarbaiev, de 78 anos, ter anunciado em março a sua demissão após cerca de 30 anos na liderança deste país rico em hidrocarbonetos, confrontado com uma crescente contestação social.

Durante as manifestações que ocorreram hoje, os jornalistas da agência de notícias francesa AFP presenciaram a polícia a deter e conduzir a veículos policiais centenas de pessoas nas duas principais cidades do país, Nursultan e Alma-Ata.

Nas eleições de hoje foram chamados a votar 10 milhões de pessoas, num país onde, segundo a agência France-Presse, os observadores consideram que Nazarbaiev mantém "as rédeas" e apoiou a candidatura do agora Presidente interino.

Alguns dias após chegar à Presidência, Tokaiev anunciou eleições presidenciais antecipadas e recebeu em abril o apoio do partido no poder (Nur Otan), que continua a ser dirigido por Nazarbaiev.

A principal questão é se Tokaiev conseguirá reproduzir a mesma votação de seu antecessor, eleito pela primeira vez em 1991 e reeleito quatro vezes com votações superiores a 80%.

A oposição apresentou seis candidatos pouco conhecidos, embora três deles tenham participado num debate transmitido ao vivo pela televisão, o primeiro no Cazaquistão.

LFS (CSR) // JPF

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.