Presidente da Moldávia dissolve parlamento e convoca eleições

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kishinev, 09 jun 2019 (Lusa) -- O Presidente moldavo em exercício, Pavel Filip, dissolveu hoje o parlamento da Moldávia e convocou novas eleições para tirar o país da crise que atravessa há várias semanas.

Pavel Filip, primeiro-ministro nomeado Presidente após a suspensão do Presidente pró-russo Igor Dodon pelo Tribunal Constitucional, assinou hoje os decretos convocando as eleições para 06 de setembro, anunciou a presidência da Moldávia.

O parlamento da Moldávia aprovou no sábado a composição do novo Governo, uma aliança sem precedentes entre pró-rússos e pró-europeus, para tentar acabar com a crise política criada após as eleições de fevereiro, onde nenhum partido obteve a maioria.

Depois de meses de negociações, o Partido Socialista do Presidente Igor Dodon, arauto de uma aproximação à Rússia e integração na sua união económico euro-asiática, e a aliança pró-europeia ACUM, liderado pela nova primeira-ministra, Maia Sandu, coligaram-se e derrubaram Partido Democrata no poder, dirigido pelo oligarca Vlad Plahotniuc, considerado o homem mais poderoso do país.

Um dos países mais pobres da Europa a par da Ucrânia, a Moldávia tem sido abalada desde a sua independência da antiga União Soviética em 1991 por constantes crises políticas e onde permanece um "conflito congelado" a Transnístria, o território separatista pró-russo do leste que escapa ao seu controlo.

AL (MIM) // ZO

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.