Novo Governo da Moldávia composto por pró-rússos e pró-europeus

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Kishinev, Moldávia, 09 jun 2019 (Lusa) - O Parlamento da Moldávia aprovou no sábado a composição do novo Governo, uma aliança sem precedentes entre pró-rússos e pró-europeus, para acabar com a atual crise política criada após as eleições de fevereiro, onde nenhum partido obteve a maioria.

Depois de meses de negociações, o Partido Socialista do Presidente Igor Dodon, arauto de uma aproximação à Rússia e integração na sua união económico euro-asiática, e a aliança pró-europeia ACUM, liderado pela nova primeira-ministra, Maia Sandu, coligaram-se e derrubaram Partido Democrata no poder, dirigido pelo oligarca Vlad Plahotniuc, considerado o homem mais poderoso do país.

O parlamento da Moldávia aprovou o Governo liderado por Maia Sandu, com 61 dos 101 membros do Parlamento.

A aliança entre dois partidos com visões políticas bastante distantes provocou a fúria de Vlad Plahotniuc, cujo partido é a segunda maior força parlamentar, denunciando um "golpe de Estado".

A formação desta coligação, no entanto, vai contra a opinião do Tribunal Constitucional, que estimou sexta-feira que o Parlamento deve ser dissolvido e novas eleições organizadas devido à impossibilidade de formar um Governo dentro de um prazo de três meses após as eleições de fevereiro.

Um dos países mais pobres da Europa a par da Ucrânia, a Moldávia tem sido abalada desde a sua independência da antiga União Soviética em 1991 por constantes crises políticas e onde permanece um "conflito congelado" a Transnístria, o território separatista pró-russo do leste que escapa ao seu controlo.

MIM //

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Dois portugueses mortos e vários feridos em acidente na Namíbia

Dois portugueses morreram e vários ficaram feridos num acidente que envolveu hoje dois autocarros na zona de Walvis Bay, na Namíbia, disse à Lusa o secretário de Estado das Comunidades.

Cavalos à solta causam o caos em Londres e provocam quatro feridos

Quatro pessoas ficaram feridas depois de vários cavalos do exército britânico em fuga terem corrido descontroladamente pelo centro de Londres, confirmou a Polícia Metropolitana.

Pedro Sánchez pondera demissão do governo espanhol após mulher ser alvo de investigação

O primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, cancelou esta quarta-feira a agenda e vai decidir até segunda-feira se continua no cargo, na sequência de uma investigação judicial que envolve a mulher, disse o próprio.