Alarme vai soar em cinco pontos da costa por causa do perigo da subida do mar

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 25 fev (Lusa) - Um 'alarme' vai soar em vários pontos do litoral europeu, incluindo cinco locais portugueses, para alertar as populações e os políticos para dos efeitos das alterações climáticas, uma iniciativa em que participa a associação ambientalista.

Em Portugal, na manhã de quarta-feira, a Quercus anunciou que vai fazer "soar o alarme" em Lisboa (no Cais das Colunas), Porto (na Foz), Ílhavo, Leiria e Costa da Caparica, já que um dos principais impactes das alterações climáticas está relacionado com a subida do nível do mar, que à escala mundial, pode atingir cerca de um metro, no ano 2100.

"A enorme ondulação que tem afetado a costa portuguesa resulta de tempestades que se tornarão cada vez mais frequentes e mais intensas", refere uma informação da Quercus.

A associação ambientalista escolheu "locais críticos" do litoral para mostrar quanto vai o mar subir e, simbolicamente, alguns dos seus membros vão usar coletes salva vidas para chamar a atenção para a ameaça crescente sobre as populações e os seus bens.

No âmbito da Semana de Ação pelo Clima, que decorre até sábado, as organizações não governamentais reunidas da Rede Europeia de Ação Climática têm iniciativas por toda a Europa para "exigir aos decisores políticos europeus que tomem a tempo as decisões certas" para parar o aumento das emissões dos gases com efeito de estufa.

Os primeiros ministros e chefes de Estado europeus vão reunir-se em março para decidir o futuro das políticas de energia e clima para os próximos 15 anos.

A Comissão Europeia apresentou em janeiro o novo quadro de política climática e energética, que prevê a diminuição das emissões de gases com efeito de estufa em 40% até 2030 e o aumento para 27% da contribuição das energias renováveis no total do consumo energético.

"É fundamental que Portugal e os líderes europeus apoiem um plano que nos proteja verdadeiramente das ameaças das alterações climáticas e nos comprometa a manter o aumento global de temperatura abaixo dos dois graus Celsius", resume a Quercus.

EA // SO

Lusa/Fim

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

“Noite Milagrosa”. Como a imprensa estrangeira intitula a Revolução dos Cravos?

O aniversário dos 50 anos do 25 de abril de 1974 também ganha força na imprensa internacional.

Presidente da República condecora o Movimento das Forças Armadas com a Ordem da Liberdade

O Presidente da República condecorou na quarta-feira o Movimento das Forças Armadas (MFA), a título póstumo, com o grau de membro honorário da Ordem da Liberdade durante um jantar comemorativo do 25 de Abril.