Marcelino Sambé sobe a bailarino principal do Royal Ballet no Reino Unido

| Mundo
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jun 2019 (Lusa) - O bailarino português Marcelino Sambé foi promovido a bailarino principal da companhia de dança Royal Ballet, do Reino Unido, foi hoje anunciado.

A informação é avançada pelo diretor da companhia, Kevin O'Hare, na página oficial da Royal Opera House, referindo que Marcelino Sambé assumirá o lugar de topo a partir da próxima temporada, 2019-2020.

Elogiando "o impressionante leque de capacidades artísticas" de Marcelino Sambé, O'Hare recordou que o bailarino português teve "um ano fantástico com algumas estreias notáveis", nomeadamente nos espetáculos "Don Quixote", de Carlos Acosta, e "Romeu e Julieta", de Kenneth MacMillan.

Filho de pai guineense e mãe portuguesa, Marcelino Sambé nasceu em Lisboa em 1994 e começou a dançar aos quatro anos. Aos dez ingressou na Escola de Dança do Conservatório Nacional, num percurso que tem sido amplamente premiado, sobretudo em competições em palcos internacionais.

Em 2012, Marcelino Sambé ingressou na companhia Royal Ballet, em Londres, depois de ter passado pela escola de dança desta estrutura cultural britânica. Nesse ano foi considerado pela Youth Dance England um dos coreógrafos emergentes do Reino Unido.

Em 2017 recebeu o prémio de excelência de atuação clássica nos Prémios Nacionais de Dança do Reino Unido pela interpretação em "La fille mal gardée".

Em 2018 era já primeiro bailarino da companhia, tendo agora ascendido a bailarino principal.

Nesse ano, a revista Forbes incluiu Marcelino Sambé entre os mais destacados "30 jovens europeus com menos de 30 anos".

SS/(NL) // MAG

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.