CDS quer Governo na AR a explicar equipa de vigilância a contibuintes

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 07 jun 2019 (Lusa) -- O CDS-PP pediu hoje a audição, "com caráter de urgência", no parlamento, do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais sobre a atuação da Autoridade Tributária (AT), com 'operações stop' e até com "uma equipa de vigilância no terreno para investigação avulsa de contribuintes".

O pedido do grupo parlamentar centrista de audição na Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa foi feito no dia em que o Jornal Económico noticiou que o fisco "tem uma equipa 'secreta' que vigia, segue e fotografa contribuintes".

O CDS quer ouvir António Mendonça Mendes sobre as "operações de fiscalização de trânsito", ou 'operações stop', em vários pontos do país, "em que as autoridades policiais", com a AT, fizeram a "cobrança de dívidas fiscais, numa atuação claramente abusiva e desproporcionada", além de operações de fiscalização tributária de casamentos, entretanto canceladas.

Por último, "e mais recentemente", foi noticiado pelo Jornal Económico que existe "uma equipa de vigilância no terreno para investigação avulsa de contribuintes, para vigiar, seguir e fotografar contribuintes suspeitos de crimes fiscais" e os centristas querem igualmente respostas da parte do Governo.

NS // JPS

Lusa/fim

+ notícias: Política

"O interesse nacional é uma legislatura de quatro anos" garante Aguiar-Branco

O presidente da Assembleia da República, Aguiar-Branco, propôs-se esta quarta-feira ser um "gerador de consensos" para dar resposta aos problemas e anseios dos portugueses e levar a legislatura até ao fim.

Montenegro apresenta Governo ao Presidente da República esta quinta-feira

Luís Montenegro, primeiro-ministro indigitado, vai apresentar a composição do novo Executivo ao Presidente da República, esta quinta-feira à tarde.

Aguiar-Branco eleito presidente da Assembleia da República

O acordo entre o PSD e o PS para a liderança dividida da Presidência da República deu frutos.
À quarta votação, José Pedro Aguiar Branco foi eleito, agora com 160 votos a favor.
O PSD vai presidir ao parlamento nos dois primeiros anos da legislatura. Os últimos dois anos serão presididos por um deputado do partido socialista que será definido na altura.