Detidos seis alegados guerrilheiros na Colômbia envolvidos em ataque contra ex-ministro

| Mundo
Porto Canal / Agências

Bogotá, 25 fev (Lusa) -- Seis alegados guerrilheiros das FARC foram detidos sob acusações de estarem implicados num ataque com explosivos em 2012 contra o ex-ministro do Interior Fernando Londoño, que ficou ferido no atentado, informou o Ministério da Defesa.

Os detidos são guerrilheiros que pertenciam às "forças especiais" utilizadas por um chefe regional das FARC para "fazer ações terroristas", segundo o ministro de Defesa, Juan Carlos Pinzón.

Os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) foram capturados nas localidades de La Plata e El Hobo, no sul, numa operação conjunta da polícia e do exército, disse o ministro.

Um comunicado do Ministério de Defesa informa que os detidos eram membros de uma unidade de elite da guerrilha e de um grupo implicado num processo de paz com o Governo do Presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, iniciado em Cuba.

O ministério acrescentou que os detidos são responsáveis pelo atentado contra Fernando Londoño, ocorrido em maio de 2012 perto do centro financeiro de Bogotá, o qual causou dois mortos e mais de 50 feridos.

Fernando Londoño foi ministro do Interior e da Justiça na Administração do Presidente Álvaro Uribe (2002-2010).

FV // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.