Autoridades de aldeia de Timor Ocidental querem deportar timorenses por causa de legislativas

| Mundo
Porto Canal / Agências

Díli, 25 fev (Lusa) - As autoridades de uma aldeia de Timor Ocidental, Indonésia, junto à fronteira de Timor-Leste, começaram a identificar e a deportar cidadãos timorenses por causa das eleições legislativas de 09 de abril, noticiou na segunda-feira o Jakarta Post.

"Não queremos ruturas, especialmente antes das eleições", disse, citado pelo Jakarta Post, Ferdy Mones, chefe da aldeia de Silawan, na costa sul de East Nusa Tenggara, Timor Ocidental, situada junto à fronteira com Timor-Leste.

Na operação, segundo o chefe da aldeia, estão envolvidas as autoridades oficiais e comunitárias.

Segundo Ferdy Mones, muitos timorenses entraram na aldeia com o passe para transpor a fronteira, mas não informaram as autoridades da aldeia sobre a sua presença, o que pode ter repercussões negativas.

Apesar de admitir que as pessoas que residem nos dois lados da fronteira têm relações familiares, Ferdy Mones salientou que as coisas mudaram quando Timor-Leste escolheu separar-se da Indonésia.

"Precisamos de registar e deportar os timorenses para evitar confrontos com os habitantes das aldeias", disse.

"Se os encontrarmos vamos mandá-los embora", acrescentou.

A Indonésia realiza eleições legislativas a 09 de abril e presidenciais a 09 de julho.

MSE // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.