Navio norte-coreano invade águas da Coreia do Sul em plena etapa de distensão

| Mundo
Porto Canal / Agências

Seul, 25 fev (Lusa) - Um navio patrulha da Coreia do Norte invadiu, por motivos desconhecidos, águas do Sul no Mar Amarelo e retirou-se após dez advertências das autoridades sul-coreanas, num incidente pouco comum ocorrido em plena etapa de distensão entre ambos países.

O barco norte-coreano passou a fronteira marítima na noite de segunda-feira e permaneceu mais de três horas e meia nas águas do Sul, apesar das advertências da Guarda Costeira do país vizinho até regressar finalmente ao Norte na madrugada de hoje, informou um porta-voz do Ministério de Defesa de Seul.

O porta-voz destacou que as autoridades costeiras tiveram de dirigir até 10 advertências ao navio patrulha do Norte para que se retirasse das suas águas a oeste de Baengnyeong, a ilha mais ocidental da Coreia do Sul localizada a escassos quilómetros do território norte-coreano.

O representante da Defesa de Seul estimou que o incidente possa ter sido "parte de um dos exercícios militares" da Coreia del Norte, ou que o regime comunista quisesse inspecionar a força naval do Sul.

Esta é a primeira vez este ano que um navio norte-coreano atravessa a fronteira com o Sul.

Em 2012, três navios violaram a vigiada demarcação marítima.

O incidente ocorreu num momento marcado pela distensão entre ambas as Coreias, que hoje concluem o seu primeiro encontro em três anos de famílias separadas pela guerra.

A intrusão do navio norte-coreano nas águas do Sul também coincide com o início na segunda-feira de dois grandes exercícios militares anuais de Washington e Seul - o 'Key Resolve' e o 'Foal Eagle', que nas passadas semanas motivaram protestos do regime de Kim Jong-un.

FV // JCS.

Lusa/fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.