Madeira paga 35 mil euros de indemnizações a agricultores afetados por temporais

| Política
Porto Canal com Lusa

Funchal, Madeira, 06 jun 2019 (Lusa) - O Conselho do Governo Regional da Madeira decidiu hoje atribuir 35.710 euros de indemnizações aos agricultores afetados pelos temporais de fevereiro e março de 2018, indicou o vice-presidente, Pedro Calado, após a reunião semanal do executivo.

A verba será canalizada para um conjunto de agricultores da cultura de cana-de-açúcar (12.103 euros) e da cultura de banana (23.607 euros), oriundos da costa sul da ilha da Madeira, a mais fustigada pelos temporais do início do ano de 2018.

O Governo Regional deliberou, por outro lado, atribuir um total de 72.503 euros a 14 associações juvenis da região autónoma, cujas atividades de natureza educativa, formativa, cultural e de solidariedade social são "imprescindíveis na coesão e desenvolvimento da sociedade civil".

"Os montantes atribuídos constituem um contributo para a geração de dinâmicas participativas das crianças e jovens em projetos assentes na cidadania ativa, condição essencial para que sejam criadas e reforçadas oportunidades efetivas do seu envolvimento em projetos da mais diversa natureza, todos com relevantes fins sociais", explicou o vice-presidente do executivo.

Pedro Calado disse que os contratos-programa com estas 14 associações juvenis têm ainda por objetivo a "emancipação juvenil", de modo a que o associativismo represente um "impulso gerador de autonomia", tornando os jovens "protagonistas ativos" na construção de "novos paradigmas consentâneos com as exigências da contemporaneidade".

O Conselho do Governo Regional aprovou ainda a atribuição de um apoio de 13.200 euros à Casa do Povo de Santa Maria Maior, no Funchal, tendo em vista assegurar a "prossecução de eventos socioculturais" e, por outro lado, deliberou um conjunto de expropriações e aquisições de terrenos em diversos locais da ilha, no valor de 75.600 euros, para a realização de obras públicas.

Pedro Calado comunicou também a celebração de um contrato-programa entre a IHM - Investimentos Habitacionais da Madeira e a Associação Reinventa, no valor de 49.950 euros, com vista a contribuir para a promoção, dinamização e realização de iniciativas dirigidas às famílias em situação de vulnerabilidade social.

DC // ROC

Lusa/Fim

+ notícias: Política

Notícia Porto Canal. Rui Moreira não é candidato às Europeias

É um ponto final nos rumores que têm circulado ao longo das últimas semanas e que ditavam o término antecipado do mandato do presidente da Câmara Municipal do Porto. Rui Moreira não será candidato pela Aliança Democrática (AD) às eleições europeias de 2024, confirmou fonte próxima do processo ao Porto Canal.

Rui Moreira recusa convite para ser número dois da lista da AD nas Europeias

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, recusou o convite para integrar o segundo lugar da lista da Aliança Democrática (AD) às próximas eleições europeias de 9 de junho, disse à Lusa fonte próxima do autarca.

Marta Temido vai ser cabeça de lista do PS nas Europeias

A ex-ministra da Saúde e atual deputada socialista Marta Temido vai encabeçar a lista do PS às eleições europeias de 9 de junho, confirmou à agência Lusa fonte do partido.