APE promove ciclo "Sinais de Fogo" para homenagear Jorge de Sena no seu centenário

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jun 2019 (Lusa) - O centenário do nascimento de Jorge de Sena vai ser assinalado pela Associação Portuguesa de Escritores (APE) em Lisboa, com um debate, uma mesa redonda e a projeção do filme "Sinais de Fogo", inspirado na obra homónima.

Para homenagear o poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e professor universitário, foi organizado o ciclo "Sinais de Sena", coordenado pelo escritor Luís Machado, que se inicia com um debate, a 18 de junho, pelas 18:00, na Biblioteca Palácio Galveias, anunciou hoje a APE.

Esta sessão, subordinada ao tema "O Livro e o Filme", conta com a participação de José Manuel Mendes, presidente da APE, do coordenador do ciclo, Luís Machado, e do cineasta Luís Filipe Rocha, que dirigiu o filme "Sinais de Fogo", a partir do romance, e o documentário "Sinais de Sena", sobre o escritor.

A este debate, segue-se a projeção da longa-metragem sobre o romance do escritor, protagonizada por Diogo Infante, realizada em 1995 por Luís Filipe Rocha.

A encerrar o programa deste ciclo, terá lugar, no dia 25 de junho, também às 18:00, na Livraria Barata, a mesa-redonda "Jorge de Sena: O Poeta e o Ficcionista" que reúne Fernando J. B. Martinho, escritor e um dos estudiosos da obra de Jorge de Sena, José Manuel Mendes, Luís Machado e Teresa Carvalho, investigadora da obra do escritor.

Considerado um nome maior da literatura portuguesa, Jorge de Sena nasceu em Lisboa, em 1919, e morreu em Santa Bárbara - Califórnia, em 1978, onde se fixara.

Com uma obra vasta e multifacetada o autor de "Quarenta Anos de Servidão" e "O Reino da Estupidez" foi poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e professor universitário, tendo sido reconhecido como uma das mais destacadas figuras da cultura portuguesa do século XX.

AL // MAG

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.