Mais 16,5 milhões de chineses saíram da pobreza

| Mundo
Porto Canal / Agências

Pequim, 25 fev (Lusa) -- O número de chineses vivendo abaixo da linha de pobreza diminuiu 16,5 milhões em 2013, para 82,49 milhões, anunciou o Gabinete Nacional de Estatísticas da China na segunda-feira.

No conjunto, os chineses que vivem com menos de 2.300 yuan (280 euros) por ano correspondem agora a 6% da população do país.

O rendimento anual disponível per capita entre a população urbana (53,73% do país) cresceu 7% em relação a 2012, para 26.955 yuan (3.200 euros), indicou a mesma fonte.

Nas zonas rurais, a subida foi maior (9,3%), mas o rendimento continua muito aquém do que se ganha nas áreas urbanas: apenas 8.896 yuan (1.060 euros).

Centenas de milhões de chineses saíram da linha de pobreza desde que o país adotou a política de Reforma Económica e Abertura ao Exterior, no final da década de 1970, num processo sem precedentes na História.

Nas últimas três décadas, a economia chinesa cresceu em média cerca de 10% ao ano, tornando-se a segunda maior do mundo, a seguir aos Estados Unidos da América.

Contudo, a China continua a assumir-se como país em vias de desenvolvimento, com um Produto Interno Bruto per capita de cerca de 6.000 dólares, menos de um terço do valor registado em Portugal.

AC // FV.

Lusa/Fim

+ notícias: Mundo

Ex-membro da máfia de Nova Iorque escreve livro dirigido a empresários

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- Louis Ferrante, ex-membro do clã Gambino de Nova Iorque, disse à Lusa que o sistema bancário é violento e que escreveu um livro para "aconselhar" os empresários a "aprenderem com a máfia" a fazerem negócios mais eficazes.

Secretário-geral das Nações Unidas visita Moçambique de 20 a 22 de maio

Maputo, 06 mai (Lusa) - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, vai visitar Moçambique de 20 a 22 de maio, a primeira ao país desde que assumiu o cargo, em 2007, anunciou o representante do PNUD em Moçambique, Matthias Naab.

Síria: Irão desmente presença de armas iranianas em locais visados por Israel

Teerão, 06 mai (Lusa) - Um general iraniano desmentiu hoje a presença de armas iranianas nos locais visados por Israel na Síria, e o ministro da Defesa ameaçou Israel com "acontecimentos graves", sem precisar quais, noticiou o "site" dos Guardas da Revolução.