Autarca de Santo António diz que PSP recuou e reitera que esquadra do Rato esteve encerrada

| Política
Porto Canal com Lusa

Lisboa, 06 jun 2019 (Lusa) -- O presidente da junta de freguesia lisboeta de Santo António, Vasco Morgado (PSD), reiterou hoje que houve uma decisão de encerramento noturno da esquadra do Rato, que foi revertida depois de ter sido tornada pública.

Na quarta-feira, a PSP afirmou em comunicado que a esquadra "não irá encerrar em qualquer período, mantendo o atendimento ao público em permanência", desmentindo a informação que tinha sido veiculada pela junta de Santo António, de que a única esquadra daquele território iria passar a encerrar entre as 00:00 e as 08:00.

Em declarações à Lusa, Vasco Morgado alegou que lhe foi transmitido que, após a divulgação de notícias sobre o encerramento da 22.ª Esquadra do Comando Metropolitano de Lisboa, os agentes "receberam um e-mail pedindo-lhes que voltassem ao funcionamento normal".

"Da mesma forma que soubemos que a esquadra ia fechar, soubemos que ia abrir: informalmente", afirmou o autarca, que disse ter constatado e fotografado a esquadra encerrada.

Vasco Morgado solicitou hoje uma reunião com o secretário de Estado da Administração Interna para discutir a questão, voltando a manifestar disponibilidade para encontrar um espaço com condições à instalação da esquadra.

O presidente da junta de Santo António argumenta que a freguesia não pode ficar sem uma esquadra, sendo um território, "que tem ruas e ruelas", com muito turismo, bem como residentes idosos, onde já encerraram esquadras na rua das Taipas, na Praça da Alegria e em Santa Marta.

De acordo com a junta, a esquadra tem 56 agentes e um carro-patrulha, dispondo de "instalações bastante degradadas".

ACL (AJO) // MCL

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.